Pós-Brexit: Cartão Europeu de Seguro Doença continua válido no Reino Unido
O governo britânico lançou um novo cartão de saúde internacional (Global Health Insurance Card) para que os residentes no Reino Unido possam substituir o cartão europeu de seguro doença.
O Governo britânico criou um novo “Cartão Global de Seguro de Saúde” para os residentes no país como parte do acordo Reino Unido-UE, aplicável às relações para o período pós-Brexit. Por força da reciprocidade, princípio fundamental do Direito Internacional Público, o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) instituído na UE mantém-se válido em território britânico, sendo aceite pelo sistema de saúde local (National Health Service).
Para os residentes no Reino Unido, o novo Global Health Insurance Card (GHIC) irá substituir gradualmente os CESD existentes, os quais se mantêm válidos no espaço europeu até à data de expiração, pelo que só será preciso requerer o novo GHIC quando o CESD de que são portadores perder a validade.
O reconhecimento mútuo do GHIC e do CESD ficou assegurado ao abrigo do novo acordo britânico com a UE, refere informação do ministério da Saúde do Reino Unido.
Citado no comunicado do Governo (departamento da Saúde e Segurança Social), o ministro adjunto da Saúde, Edward Argar, afirma: “O acordo com a UE garante aos nossos cidadãos o direito de acesso aos cuidados de saúde necessários nas suas férias e viagens para países da UE continuará. O GHIC é um elemento chave da futura relação do Reino Unido com a UE e proporcionará certeza e segurança a todos os residentes no Reino Unido”.
Em resultado do entendimento diplomático, os residentes do Reino Unido mantêm direito a cuidados de saúde de emergência e medicamente necessários quando viajarem na União Europeia (em férias, estudos ou em deslocação de negócios), incluindo-se o tratamento medicamente necessário para uma condição preexistente ou crónica.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pós-Brexit: Cartão Europeu de Seguro Doença continua válido no Reino Unido
{{ noCommentsLabel }}