Crédito y Caución assegura cobertura adicional do Estado para exportação
São elegíveis para a garantia adicional do Estado as operações de seguro de crédito comerciais contratadas em complemento de apólices de seguro celebradas entre as empresas seguradas e a seguradora.
A Crédito y Caución (CYC) alcançou acordo com o Estado Português para prolongar da vigência da linha de apoio ao crédito comercial com garantia estatal que permite às empresas beneficiarem de cobertura adicional do Estado em operações de exportação, sendo que a prorrogação é válida até 30 de junho de 2021.
A facilidade engloba as operações de seguro de crédito comerciais contratadas em complemento de apólices de seguro celebradas entre as empresas seguradas e a CYC (apólice base). A nova linha de apoio, denominada Exportação Segura 2021, “é mais ampla que a anterior facilidade, abrangendo clientes em todos os mercados identificados na lista de Risco País da OCDE”.
“A prorrogação da vigência da Linha de Apoio ao Crédito Comercial com Garantia do Estado era um passo fundamental para manter o apoio à atividade das exportadoras nacionais, num contexto de grande incerteza e de perspetivas pouco otimistas para 2021 na generalidade dos mercados mundiais”, refere Paulo Morais, Country Manager da Crédito y Caución para Portugal e Brasil.
O montante máximo garantido pelo Estado em cada operação de seguro dependerá, entre outras condições, da classificação do cliente/importador, em termos de risco, a qual é efetuada pela CYC com base no seu sistema interno de classificação de risco.
Nos casos em que a companhia tenha concedido cobertura insuficiente no âmbito da sua apólice de Seguro de Crédito, “o montante da Garantia Adicional do Estado será indexado ao risco assumido pela seguradora de crédito, com o limite por operação a variar em função do risco de crédito do comprador, podendo chegar a 1,5 vezes o valor classificado pela Crédito y Caución”.
O preço de subscrição da nova linha de apoio “será também, na generalidade dos casos, inferior ao da anterior facilidade, sendo calculado com base no preço da Apólice Base já existente, acrescido das imposições resultantes nas normas comunitárias aplicáveis ao Seguro de Crédito à Exportação com o apoio do Estado”, refere a companhia.
A seguradora afirma ainda que “não aplicará os custos de abertura de processo ou custos por serviços associados à Apólice, com exclusão de impostos e taxas previstas legalmente, sem prejuízo dos custos relativos à cobrança dos créditos, que serão repartidos entre a Seguradora, o Segurado e o Estado, na proporção assumida por cada uma das partes”.
Globalmente, a CyC disponibilizará garantias adicionais para os seus segurados no montante de 194,2 milhões de euros, complementa o comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Crédito y Caución assegura cobertura adicional do Estado para exportação
{{ noCommentsLabel }}