Trump assina acordo de saída do Tratado Transpacífico

  • Juliana Nogueira Santos
  • 23 Janeiro 2017

Já é oficial: o novo presidente assinou a ordem para a saída imediata do seu país do Tratado Transpacífico.

Após todas as promessas, veio a confirmação: Donald Trump assinou hoje a ordem executiva para a saída dos Estados Unidos do Tratado Transpacífico (TPP). Uma assinatura seguida de uma afirmação “A coisa certa para o trabalhador americano”.

Já era sabido que Trump ia fazer uma revisão total aos acordos comerciais, mas ninguém previa que fosse uma decisão tomada logo no primeiro dia. Antes de assinar o documento, fez questão de confirmar se o assunto era conhecido de todos: “Toda a gente sabe o que isto quer dizer. Há muito tempo que andamos a falar disto.

Este acordo comercial que foi feito na administração Obama, agrega 11 países da região, mas nunca foi ratificado pelo Congresso, diz uma fonte da Casa Branca.

Nesta sessão, o novo presidente dos Estados Unidos assinou mais duas ordens, uma que acaba com o financiamento do aborto fora de fronteiras — lei que costuma mudar sempre que a Casa Branca troca de mãos — e outra que proíbe a prática de lóbi durante cinco anos para quem trabalha diretamente na administração.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump assina acordo de saída do Tratado Transpacífico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião