Têxtil Polopiqué fixa salário mínimo em 700 euros

  • ECO
  • 14 Janeiro 2021

A retribuição mínima garantida é de 665 euros, mas o grupo têxtil Polopiqué fixou para o ano de 2021 um salário mínimo de 700 euros, o que abrange cerca de 550 trabalhadores.

O grupo têxtil Polopiqué fixou um salário mínimo de 700 euros para 2021, acima dos 665 euros de salário mínimo nacional decidido pelo Governo. A decisão da administração liderada por Luís Guimarães abrange cerca de 550 trabalhadores das várias empresas e é particularmente relevante num contexto de crise e de um novo confinamento geral do país que começa já neste dia 15 de janeiro.

Empresa líder na indústria têxtil de vestuário, com uma faturação em torno dos 110 milhões de euros, o grupo Polopiqué nasceu em 1996 e domina todas as fases do processo produtivo têxtil, desde a fiação, passando pela tecelagem e ultimação, até à confeção e comercialização de produtos finais de segmento de alta qualidade. Luís Guimarães definiu desde o início a política social como uma das prioridades.

Em março do ano passado, aquando do primeiro confinamento geral, com a produção quase parada sem encomendas ou com encomendas suspensas, a Polopiqué decidiu entregar um cabaz de bens alimentares a todos os trabalhadores (cerca de mil) diretamente em casa, para evitar a necessidade de deslocação a supermercados e hipermercados quando ainda não havia informação sobre as fontes de contágio de Covid-19.

Além do salário mínimo de 700 euros para todos os trabalhadores e do seguro de saúde e de vida para os trabalhadores, cônjuges e dependentes, além de uma cantina que tem almoços a um valor simbólico de 1€, a Polopiqué também avalia anualmente a distribuição de uma percentagem de lucros registados.

As contas de 2020 não estão fechadas, mas a Polopiqué quer crescer em 2021, e espera que o novo confinamento não tenha as mesmas consequências registadas no ano passado, particularmente a suspensão de encomendas. E garante que vai continuar a investir.

Em 2017, o grupo Polopiqué concluiu um investimento numa nova fiação de raiz, vocacionada essencialmente para a produção de fios finos, mesclas e fios de cor, permitindo o aumento da produção mensal para 360 toneladas. No total, o investimento da Polopiqué na fiação ascende já a 30 milhões de euros, valor que integra a aquisição, em 2010, e a posterior renovação da Fiateviz e a criação desta nova unidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Têxtil Polopiqué fixa salário mínimo em 700 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião