Reino Unido proíbe voos com origem em Portugal. Madeira e Açores fora dos corredores aéreos

Viagens para o Reino Unido a partir de Portugal estão proibidas, na sequência da descoberta de uma nova variante de coronavírus no Brasil. Madeira e Açores são, assim, retirados dos corredores aéreos.

Viajar de Portugal para o Reino Unido volta a não ser possível. O secretário de Estado dos Transportes britânico anunciou esta quinta-feira que o Governo de Boris Johnson decidiu suspender os voos para o Reino Unido com partida de vários países, entre os quais Portugal, na sequência da descoberta de uma nova variante de coronavírus no Brasil. Madeira e Açores foram ainda retirados dos corredores aéreos britânicos.

“Eu tomei a urgente decisão de banir todas as chegadas da Argentina, Brasil, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, a partir de amanhã, 15 de janeiro às 4h, na sequência da descoberta de uma nova variante de coronavírus no Brasil“, escreveu Grant Shapps na sua conta oficial do Twitter.

Na lista incluiu-se ainda Portugal. “As viagens de Portugal para o Reino Unido também serão suspensas devido às fortes ligações com o Brasil — numa decisão tomada como mais uma forma de reduzir o risco de infeções. No entanto, existe uma isenção para as transportadoras que viajarem a partir de Portugal (apenas), para permitir o transporte de mercadorias essenciais”, acrescentou.

Num outro tweet, o secretário de Estado referiu ainda que “esta medida não se aplica aos cidadãos britânicos e irlandeses e residentes de países terceiros com direitos de residência –, mas os passageiros que regressem desses destinos devem isolar-se por dez dias juntamente com as suas famílias”.

Momentos mais tarde após o primeiro anúncio, Grant Shapps fez uma outra publicação no Twitter onde anunciou que, na sequência do mesmo motivo, a Madeira e os Açores seriam retirados dos corredores aéreos britânicos.

“Como parte das nossas medidas sobre a variante brasileira, retiramos o Chile, a Madeira e os Açores da lista dos corredores de viagem. A partir das 4h00 de sexta-feira, 15 de janeiro, todos os cidadãos não britânicos e irlandeses e aqueles sem residência permanente no Reino Unido terão a sua entrada negada”, escreveu.

Esta quarta-feira, as autoridades de saúde britânicas descobriram uma nova variante de coronavírus vinda do Brasil, tendo nesse dia o próprio Governo admitir que tomaria medidas. “Estamos preocupados com a nova variante brasileira. (…) Já temos medidas duras para proteger este país de novas infeções vindas do estrangeiro. Estamos a tomar medidas para fazê-lo em relação à variante brasileira”, disse Boris Johnson.

Esta medida foi prontamente criticada pelo ministro português da Economia, Pedro Siza Vieira, referindo-se a esta como uma medida que “infelizmente não terá impacto significativo”, visto que o fluxo de viagens tem sido muito reduzido. Além do mais, destaca como se tem verificado um elevado “controlo dos passageiros”, que “são obrigados a fazer testes à chegada”.

(Notícia atualizada às 19h02 com as reações do ministro Pedro Siza Vieira)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reino Unido proíbe voos com origem em Portugal. Madeira e Açores fora dos corredores aéreos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião