Instituto Pasteur e Merck desistem de vacina contra Covid-19

O instituto francês e a farmacêutica norte-americana desistiram do desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19, depois de os primeiros ensaios clínicos terem gerado resultados pouco satisfatórios.

O Instituto Pasteur e a farmacêutica Merck desistiram de produzir uma vacina contra a Covid-19. A decisão foi tomada depois de os primeiros ensaios clínicos terem gerado resultados pouco satisfatórios, de acordo com a AFP.

“Nestes primeiros testes em humanos, a vacina prospetiva foi bem tolerada, mas produziu respostas imunitárias que foram inferiores às observadas em pessoas que recuperaram naturalmente e de outras vacinas já autorizadas”, explicou o instituto francês num comunicado citado pela agência.

As duas entidades tinham anunciado um protocolo de cooperação em maio do ano passado para o desenvolvimento desta potencial vacina. De acordo com a AFP, a vacina experimental tinha entrado em “fase 1” de ensaios clínicos no passado mês de agosto.

Desde então, uma vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela alemã BioNTech em parceria com a Pfizer foi aprovada e tem vindo a ser distribuída em todo o mundo, incluindo em Portugal. A farmacêutica Moderna também já conseguiu a aprovação para uma vacina contra a Covid-19, que está também a ser distribuída.

No Reino Unido, a AstraZeneca e a Universidade de Oxford também já viram a sua vacina ser aprovada e os reguladores europeus estão a avaliar uma provável decisão equivalente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Instituto Pasteur e Merck desistem de vacina contra Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião