Donos da GamaLife continuam a realizar aquisições na Europa

  • ECO Seguros
  • 1 Fevereiro 2021

Os fundos da Apax Partners, que em Portugal adquiriram a antiga GNB Vida (atual GamaLife), fizeram nova aquisição. Trata-se do PIB Group, também bastante ativo em aquisições, quer crescer na Europa.

Fundos dirigidos pela sociedade de private equity Apax Partners compraram o PIB Group, uma corretora britânica independente focada em seguros especializados e até agora dependente do Carlyle Group que, por sua vez, após a transação, investirá para manter uma posição minoritária no PIB Group.

Os termos da aquisição não foram revelados, mas, em comunicado, o PIB Group afirma que a equipa de gestão, liderada pelo CEO Brendan McManus e pelo diretor financeiro Ryan Brown, continuará a dirigir o negócio após a transferência de propriedade, da Carlyle para os fundos Apax.

Lançado em 2015, o PIB Group cresceu significativamente enquanto esteve sob controlo do grupo Carlyle, tanto organicamente como através de aquisições. Atualmente, é um distribuidor com atuação bem diversificada, concentrando-se em linhas comerciais especializadas e produtos de linhas pessoais não padronizadas, com profunda experiência tanto na distribuição direta como B2B através das suas divisões de corretagem, subscrição e rede de agentes.

Desde o seu lançamento, as receitas do PIB Group subiram até perto de 175 milhões de libras esterlinas (cerca de 197,5 milhões de euros) em base pró-forma no ano 2020, detalha o comunicado da empresa. A mediadora independente emprega mais de 2000 funcionários no Reino Unido, Ilhas do Canal da Mancha, Irlanda, Alemanha, Polónia e Índia. Recentemente, o PIB Group adquiriu a irlandesa Barbon Insurance Group (a sua 35ª aquisição) e também reforçou a sua presença europeia através das aquisições da WDB na Polónia e da Marx Re-Insurance na Alemanha.

A aquisição pela Apax Funds, entidade que em Portugal detém a GNB Vida (atual GamaLife), ajudará o PIB a continuar a sua surpreendente trajetória de crescimento, tanto organicamente como através da aceleração de fusões e aquisições estratégicas para continuar a sua expansão nacional e internacional.

Os fundos da Apax têm experiência significativa de investir em compras no setor dos seguros e, segundo declarações de Brendan McManus ao site Insurance Business Magazine, o PIB vai continuar a procurar oportunidades de expansão na Europa, com base numa abordagem dupla. Ou a nova localização que ofereça fortes oportunidades de consolidação, tais como as oferecidas pela Polónia e pela Europa Central e Oriental, ou que ofereçam oportunidades de crescimento orgânico.

“Estamos a investir em corretores que estão concentrados em setores que possam proporcionar um crescimento orgânico realmente bom”, disse McManus. “O nosso negócio na Alemanha centra-se principalmente nas energias renováveis e cremos poder perspetivar 30 anos de crescimento orgânico nesse negócio”.

A ambição do grupo, complementou, não é tornar-se um corretor global ou plantar uma bandeira em cada país, “mas sim servir bem os seus clientes globais e estar perto de onde acredita residirem as verdadeiras oportunidades de crescimento”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Donos da GamaLife continuam a realizar aquisições na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião