Vítor Gaspar pede uma vacina e distribuição global

  • ECO
  • 31 Janeiro 2021

O diretor de assuntos orçamentais do FMI considera que quando mais depressa as vacinas estiverem disponíveis em termos globais, mais depressa haverá uma recuperação económica.

“A pandemia não estará sob controlo em lado nenhum enquanto não estiver controlada em todo o lado”. É por isso que Vítor Gaspar, o diretor de assuntos orçamentais do FMI, considera que o melhor investimento que pode ser feito hoje é mesmo no desenvolvimento de vacinas para o combate à Covid-19 e de forma global. “Tornar as vacinas disponíveis de forma global é o melhor investimento”.

Em declarações citadas no próprio site do FMI, num vídeo de apenas 29 segundos, o ex-ministro das Finanças afirma que quanto mais depressa isso vier a acontecer, mais depressa haverá uma recuperação económica e mais depressa as pessoas e as empresas poderão viver pelos seus próprios meios e sem a ajuda dos governos.

Entre o arranque da vacinação e o agravamento da pandemia em vários países, o Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em alta a previsão de crescimento mundial para 5,5% em 2021, principalmente por ter melhorado a previsão para os EUA e para as economias emergentes. Já a da Zona Euro foi revista em baixa para 4,2% por causa dos “renovados confinamentos” no início deste ano. Para Portugal não há previsões atualizadas, sendo que a última (de outubro) apontava para um crescimento de 6,5%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vítor Gaspar pede uma vacina e distribuição global

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião