Equipa alemã começa a tratar primeiros pacientes na segunda-feira

  • Lusa
  • 7 Fevereiro 2021

Com 26 profissionais, a equipa alemã que veio ajudar Portugal no combate à pandemia de covid-19 começa a tratar os primeiros pacientes na segunda-feira.

A equipa médica militar alemã que veio ajudar Portugal no combate à pandemia de covid-19 começa a tratar os primeiros pacientes na segunda-feira, disse hoje à agência Lusa o porta-voz missão.

Constituída por 26 profissionais de saúde, entre os quais seis médicos, que trouxeram também 40 ventiladores móveis e 10 estacionários, 150 bombas de infusão e outras tantas camas hospitalares, a equipa de militares germânicos chegou a Portugal na quarta-feira, 03 de fevereiro, e ficaram instalados no Hospital da Luz, em Lisboa.

Em declarações à Lusa, o porta-voz da missão, tenente-coronel Kieron Kleinert, explicou que a equipa terá capacidade para “tratar oito pacientes ao mesmo tempo, 24 horas por dia, sete dias por semana”, sublinhando que “apenas vai tratar doentes” com a covid-19.

O oficial explicou que nos últimos dias os profissionais de saúde alemães estiveram a “familiarizar-se e a aprender” os procedimentos, os protocolos e as diretrizes utilizados em Portugal, que têm diferenças face ao que é praticado na Alemanha, de forma “a evitar qualquer erro que possa vir a ser fatal”.

Kieron Kleinert referiu que a equipa “foi muito bem recebida e que tem tido todo o apoio e material necessários”, o que deixa estes profissionais “sensibilizados” e agradecidos pela forma como foram recebidos e estão a ser tratados pelas autoridades portuguesas.

O porta-voz da missão partilhou ainda que ficou impressionado com Lisboa nesta fase, que parece uma “cidade fantasma, com as ruas praticamente vazias, sem pessoas”.

Esta equipa de profissionais de saúde alemães vai permanecer no país por um período de três semanas, estando prevista a sua substituição a cada 21 dias, até ao final de março, caso seja necessário.

Para o tenente-coronel Kieron Kleinert, a eventual substituição desta equipa “vai depender do evoluir da situação pandémica”, mas também de uma decisão política.

Este oficial deu conta ainda de que está agendada para a tarde de segunda-feira, pelas 15h00, uma conferência de imprensa, no Hospital da Luz.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Equipa alemã começa a tratar primeiros pacientes na segunda-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião