Covid-19: Stade Rennais alcança acordo com seguradoras por perdas de bilheteira
O acordo entre as partes evita a realização de julgamento para resolver litígio por perdas de exploração e quebra de bilheteira devido às restrições da pandemia de Covid-19.
O Stade Rennais FC, clube de futebol francês da região da Bretanha, alcançou acordo com as seguradoras Gan Assurances e QBE para ser ressarcido pelas perdas de bilheteiras relacionadas com as restrições da pandemia de Covid-19.
A empresa que gere o estádio Roazhon Park e a equipa do Rennes (Stade Rennais FC) vinha reclamando indemnização por perdas de exploração, desde o final da época 2019-2020, ao abrigo de apólices de seguro contratadas com a Gan e a subsidiária local da QBE, seguradora de origem australiana. Num processo que chegou aos tribunais, o clube que joga a 1ª liga francesa reclamava um mínimo de 4,5 milhões de euros pelas perdas ligadas com a pandemia.
Pondo fim a um contencioso que durou meses, as partes alcançaram entendimento entre audiências judiciais que decorreram entre vésperas do último Natal e 19 de janeiro. Segundo decisão do Tribunal do Comércio da cidade de Rennes, o acordo entre o Stade Rennais FC e as seguradoras significa que a ação judicial interposta pelo clube é retirada, evitando-se assim a realização de julgamento.
Citando Nicolas Holveck, presidente do Rennes, a imprensa local refere que só a interrupção da última época futebolística anterior (2019-2020) custou 20 milhões de euros ao Stade Rennais. Acresce que, com as regras de confinamento, o encerramento do estádio e a realização de jogos à porta fechada no campeonato em curso (2020-2021), as perdas subiram aos 40 milhões de euros, considerando também a quebra em receita de publicidade (no estádio) contratada com a Mediapro.
O clube bretão, cujo acionista único é a família Pinault, que já decidiu assumir encargos com parte das perdas, reclamava um mínimo de 4,5 milhões de euros às seguradoras pelas perdas de bilheteira e receitas de arrendamento de instalações e lojas no complexo desportivo (salas de conferências e espaços comerciais). Embora as condições do entendimento se mantenham em segredo, as mesmas fontes adiantam que a indemnização acordada com as seguradoras pelas perdas de exploração ronda os 7 milhões de euros.
O Rennes é atualmente quinto na tabela classificativa da Premier francesa (época 2020-21), somando 38 pontos, a dez de distância do 4º classificado (Monaco) e a 16 pontos do líder (Lille) que leva 54 pontos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Covid-19: Stade Rennais alcança acordo com seguradoras por perdas de bilheteira
{{ noCommentsLabel }}