Portugal é o 18º no ranking europeu das liberdades
O Instituto +Liberdade construiu um índice que avalia os níveis de liberdade dos países europeus. A Dinamarca é o primeiro do ranking, a Hungria o último e Portugal está no 18º lugar.
O Instituto +Liberdade foi lançado oficialmente no passado dia 12 de fevereiro (o ECO é o parceiro de media) e agora lança um índice, o primeiro em Portugal, para avaliar o nível de liberdade dos países europeus nos três eixos da liberdade: as liberdades civis, as liberdades políticas e as liberdades económicas. E em que lugar do ranking está Portugal? Em 18º lugar, mas com posições relativas diferentes em cada um dos eixos.
Em primeiro lugar, como é que é calculado este índice? Este índice resulta da compilação dos principais índices internacionais sobre a liberdade, incluindo estudos da The Economist Intelligence Unit, Institute of Economics and Peace, The Heritage Foundation, Reporters Without Frontiers, entre outros. E qual é o universo geográfico abrangido? “Partindo da União Europeia, como referência, acrescentaram-se ainda mais 4 países com significativa cooperação (económica e social) com a UE. Por um lado, o Reino Unido, ex-membro da União Europeia. Por outro, os países da EFTA (Associação Europeia de Comércio Livre) com mais de 100 mil habitantes (o que exclui Liechtenstein): Suíça, Noruega e Islândia”, lê-se na explicação metodológica.
E qual é a posição de Portugal? Nas liberdades civis, Portugal alcançou o 11.º lugar, destacando-se com o melhor resultado no Sul da Europa. Nas liberdades políticas ficou um pouco mais abaixo, ocupando o 15.º lugar. No entanto, Portugal apresenta-se como uma das economias menos livres a nível económico na Europa, ocupando o 26.º lugar.
E, afinal, quem está em primeiro lugar? A primeira edição do Índice +Liberdade atribui o primeiro lugar à Dinamarca, seguida dos restantes países escandinavos e da Suíça. No último lugar, o extremo oposto, destaca-se a Hungria como país menos livre da Europa.
Se quiser saber mais, os resultados completos e metodologia estão disponíveis aqui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal é o 18º no ranking europeu das liberdades
{{ noCommentsLabel }}