Santalucia tinha avisado autoridades sobre fraude em Portugal
O grupo segurador tinha denunciado à polícia e à supervisão espanholas que estava em curso uma fraude que podia atingir consumidores portugueses.
O grupo Santalucia que esta quarta-feira foi referida num aviso emitido pela ASF, entidade reguladora nacional, alertando para o facto de estarem a existir tentativas de comercialização não autorizadas dos seus produtos em Portugal, reagiu esta quinta-feira a esse aviso, informando que já tinha tomado a iniciativa de alertar as autoridades policiais e a supervisão espanholas de forma a parar uma fraude em curso.
“A Santalucía não comercializa seguros em Portugal e, ao tomar conhecimento de que a sua marca estava a ser utilizada de forma fraudulenta na venda de produtos Vida, apresentou uma queixa à polícia espanhola e notificou, contactou e informou a DGSFP (Dirección General de Seguros y Fondos de Pensiones), o regulador espanhol, do que se estava a passar, para que o regulador português pudesse ser notificado e proteger os consumidores portugueses”, afirmou fonte oficial da empresa a ECOseguros.
A Santalucia também esclareceu que, não tendo autorização para subscrever seguros em Portugal, “mantém uma aliança estratégica com a Fidelidade, a primeira seguradora portuguesa em seguros de proteção vital e cumpre rigorosamente toda a legislação exigida no Estado português, bem como nos restantes países onde está presente”.
O Santalucia é um dos dez maiores grupos espanhóis de seguros, com um volume de negócios de 3,4 mil milhões de euros e mais de 8 mil empregados para 7 milhões de clientes. Em 2017 adquiriu os negócios Vida e Pensões da britânica Aviva e foi um dos candidatos à compra da Seguradoras Unidas em 2019.
A ASF tinha emitido um comunicado este quarta-feira referindo que a venda de seguros da Santalucia seriam inválidos uma vez que a seguradora não tinha registo nem como operadora em Livre Prestação de Serviços nem tinha estabelecido formalmente uma sucursal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Santalucia tinha avisado autoridades sobre fraude em Portugal
{{ noCommentsLabel }}