Lucros do Grupo Ageas Portugal cresceram 36% em 2020
Os resultados líquidos do grupo atingiram 150,8 milhões de euros, um terço dos lucros de todo o setor no ano passado. A baixa do ramo Vida colocou em resultados 36 milhões de provisões técnicas.
O Grupo Ageas Portugal fechou o ano de 2020 com um aumento de 36% no resultado líquido, num total de 150,8 milhões de euros. Este crescimento deveu-se em grande parte à libertação de provisões técnicas dos seguros de Vida, que produziu um impacto nos resultados líquidos de cerca de 36 milhões de euros, explica o grupo segurador em comunicado.
No seu conjunto, o Grupo Ageas Portugal registou um volume de negócios de 1,6 mil milhões de euros, no total conjunto dos ramos Vida e Não Vida. “No ano passado, devido à pandemia da Covid-19, o mercado segurador português sofreu uma forte contração e o Grupo Ageas Portugal encerrou o ano com um crescimento no Ramo Não Vida de 5,2%, para os 775 milhões, e um decréscimo no Ramo Vida de 42,8%, para os 801 milhões, ambos alinhados com a tendência do mercado, mas com um melhor resultado em Não Vida”, justifica a empresa.
Com uma quota de mercado global de 15,6%, o Grupo mantém-se no segundo lugar no ranking segurador português. A quota de mercado do Ramo Vida, em que opera com as seguradoras Ocidental Vida e Ageas Vida, foi de 17,6% e do Ramo Não Vida, presente através das companhias Ageas Seguros, Ocidental Seguros e Médis foi de 13,9%. O grupo tem ainda forte presença na gestão de Fundos de Pensões, mercado que lidera através da Ageas Pensões.
No final de 2020, o rácio de solvência era de 252% e o Grupo manteve o número de 1.281 colaboradores e aumentou o número global de clientes em 1,7%, para 1,8 milhões. Conta com uma rede de 2.722 Mediadores de seguros. Como marcas comerciais o Grupo manteve a Ageas Seguros, Ageas Pensões, Médis, Ocidental e Seguro Directo.
Steven Braekeveldt, CEO do Grupo Ageas Portugal, afirma que durante a crise pandémica “o Grupo Ageas Portugal esteve, e continuará a estar, ao lado dos portugueses e da sociedade através de produtos e serviços adaptados às suas necessidades, e da promoção de iniciativas focadas na prevenção, na proteção, na assistência, na literacia”.
Na sua estratégia de promover atividades “para além dos seguros” o Ageas conta com as empresas Go Far, uma parceria com as Farmácias Portuguesas na prevenção em Saúde e de cuidados de saúde primários, Kleya, prestadora de serviços para Clientes estrangeiros que querem viver ou investir em Portugal, a rede Clínica Médis de medicina dentária, a Ageas Repara, um serviço para prevenir e reparar danos por água e o Mundo Ageas, um marketplace para potenciais clientes e prestadores de serviços de diferentes áreas.
Fundação Ageas na resposta à Covid-19
“O apoio de múltiplas causas, pela mão da Fundação Ageas, tem sido, e continuará a ser, fundamental”, salienta Steven Braekeveldt. O Grupo reporta a sua reação à crise pandémica em que, para além da proteção de colaboradores, criou – através da Fundação Ageas-, três Planos de Emergência Social que incluíram, entre outros ações, a oferta de kits de proteção individual a instituições de solidariedade social, o projeto “Chamada Amiga”, direcionado para a população idosa, o “Movimento SOS Vizinhos”, que ajudou a combater o isolamento social, e a oferta de equipamentos informáticos a estudantes carenciados. O Grupo manteve o apoio à cultura através das suas parcerias e associando-se ao movimento “Portugal #EntraEmCena”, em colaboração com artistas, marcas e empresas.
O CEO do Grupo Ageas afirma para 2021 estar convencido que “vamos observar um aumento da inovação, da sustentabilidade e uma ânsia inesgotável para atingir o sucesso, acrescentando que “a minha leitura da história portuguesa mostra que os portugueses são uma população resiliente, que age unida quando tem de o fazer e isso leva-me a antever que em 2022 as minhas conclusões face ao ano atual serão muito positivas”, conclui Steven Braekeveldt.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucros do Grupo Ageas Portugal cresceram 36% em 2020
{{ noCommentsLabel }}