EUA já têm diretrizes para pessoas vacinadas regressarem ao “normal”

Nos Estados Unidos o regresso à "normalidade" está mais perto. Pode agora haver ajuntamentos dentro de casa entre pessoas vacinadas, sem máscara e sem distanciamento. Em público devem seguir medidas.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) dos Estados Unidos da América (EUA) divulgou, esta segunda-feira na sua página online, diretrizes para quem já recebeu a vacina contra a Covid-19. As pessoas vacinadas podem, agora, encontrar-se em ajuntamentos dentro de casa com outras pessoas vacinadas, sem máscara ou distanciamento social.

As pessoas vacinadas podem também visitar, dentro de casa, pessoas não vacinadas de um único agregado familiar que estejam em baixo risco de contrair uma doença grave da Covid-19. Caso tenham estado com alguém que esteja infetado não necessitam de fazer quarentena, a não ser que tenham sintomas.

No entanto, isto não significa que estas pessoas deixem de aderir às restrições de saúde pública (uso de máscara, distanciamento social) quando se encontram em público. Especialmente porque há coisas que ainda não se sabe sobre o vírus, nomeadamente sobre as novas variantes e sobre a transmissão da doença. “Até sabermos mais sobre estas questões, todos – mesmo as pessoas vacinadas – devem continuar a tomar medidas básicas de prevenção quando recomendadas”, lê-se no site do CDC.

As pessoas estão elegíveis para estas regras duas semanas após a toma da segunda dose nas vacinas da Pfizer ou da Moderna, ou duas semanas depois da toma de dose única da Janssen.

As recomendações do CDC surgem numa altura em que os EUA estão a intensificar o seu plano de vacinação contra a Covid-19. Joe Biden, Presidente do EUA, anunciou este mês que até ao final de maio o país terá vacinas suficientes para todos os adultos, cerca de 300 milhões de pessoas. Inicialmente, era previsto atingir este objetivo em julho.

Os EUA antecipam assim o seu plano de vacinação, enquanto a União Europeia mantém como objetivo ter a maioria dos adultos europeus (70%) vacinados até ao fim do verão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA já têm diretrizes para pessoas vacinadas regressarem ao “normal”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião