5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Hoje é o último dia de negociação dos direitos do aumento de capital do BCP em bolsa. E é também dia de conhecer os dados provisórios do desemprego em Portugal no final do ano passado.

Acaba hoje o período de negociação dos direitos do aumento de capital do BCP na Euronext Lisboa, no mesmo dia em que ficamos a conhecer os dados provisórios do emprego e desemprego em dezembro. Lá fora, Espanha divulga a evolução do PIB no quarto trimestre do ano passado e o Banco do Japão dá início a uma reunião de política monetária, que vai prolongar-se até terça-feira.

Fim da negociação dos direitos do BCP

Chega hoje ao fim o período de negociação dos direitos do aumento de capital do BCP em bolsa, numa altura em que estão a negociar nos 73,4 cêntimos. Depois de hoje, haverá ainda um período em que poderão ser feitas transações fora do mercado. O fim do período de subscrição de direitos termina a 2 de fevereiro e o anúncio da afetação de direitos e pagamento dos mesmos será a 3 de fevereiro. No dia 9, arranca a transação das novas ações.

Como vai a confiança da Zona Euro?

O Eurostat divulga esta manhã o índice que mede o sentimento empresarial e dos consumidores na Zona Euro, relativo a janeiro. Este índice, que em dezembro alcançou o registo mais elevado desde março de 2011, é um indicador útil para medir o pulso à evolução do PIB da região que continua a ser impulsionada pelas medidas de estímulos do Banco Central Europeu.

Espanha presta contas

Os serviços de estatística espanhóis vão divulgar a evolução do PIB no quarto trimestre do ano passado. Os analistas da Bloomberg preveem que a economia espanhola tenha crescido 0,7% nos últimos três meses do ano passado, o mesmo crescimento registado no terceiro trimestre.

INE divulga estatísticas do emprego

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar os dados provisórios do emprego e desemprego relativos a dezembro. Em outubro, a taxa de desemprego fixou-se nos 10,6%, naquela que foi a primeira queda depois de três meses de estagnação.

Começa a reunião de política monetária do Banco do Japão

O Banco do Japão inicia hoje uma reunião de política monetária que irá prolongar-se até terça-feira. Os economistas consultados pela Bloomberg não esperam que haja qualquer alteração à política monetária que tem sido praticada pelo banco central japonês, numa altura em que a inflação continua a desiludir, com os preços a caírem 0,4% em novembro. Para fazer face a este cenário e alcançar uma inflação de 2%, o Banco do Japão tem a decorrer um programa de compra de ativos, no valor de 80 biliões de ienes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião