Seguro britânico regularizou 19% menos sinistros automóveis em 2020

  • ECO Seguros
  • 24 Março 2021

O impacto da pandemia de Covid-19 refletiu-se, no Reino Unido, num decréscimo dos sinistros e indemnizações pagas no ramo automóvel. O valor médio pago por danos corporais aumentou.

O total de indemnizações pagas pelas companhias que operam no mercado do seguro automóvel diminuiu 6%, no Reino Unido, para 8,3 mil milhões de libras esterlinas (cerca de 9,66 mil milhões de euros), indicam estatísticas da Associação dos Seguradores Britânicos (ABI) relativas a 2020.

O gasto das seguradoras decorre de quebra anual de 19% no número de sinistros, para 2,1 milhões de participações, em parte a corresponder a um declínio de 14% no volume de tráfego rodoviário, conforme dados oficiais até junho. Por seu lado, o valor médio das indemnizações por danos corporais cresceu 13%, elevando-se a 12,1 mil libras (cerca de 14 mil euros), estima a associação.

Laura Hughes, responsável pela área de seguros gerais da ABI, observou que a pandemia forçou muitos automobilistas a mudarem os seus hábitos de condução e o impacto dos períodos de confinamento resultante da crise sanitária ficou demonstrado no declínio de sinistros automóveis.

Durante 2020, o preço médio do seguro automóvel (particulares) rondou 465 libras, mantendo-se em mínimos de quatro anos.

James Blackham, CEO e co-fundador da seguradora By Miles, comentou a estatísticas da ABI afirmando que apesar da redução significativa das participações de sinistro devido a uma alteração nos hábitos de condução, muitas seguradoras demoram a indemnizar os segurados. Com o total de pagamentos a descer 6%, face a 2019, Blackham estima que as seguradoras terão poupado perto de 530 milhões de libras ao longo do ano, enquanto apenas um em cada cinco condutores recebeu um reembolso.

Ainda, de acordo com indicadores da ABI relativos aos últimos três meses de 2020, o número de sinistros regularizados caiu 13% em relação ao trimestre anterior para 468 mil processos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguro britânico regularizou 19% menos sinistros automóveis em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião