Portugal com 457 novos casos de Covid-19. Morreram mais oito pessoas

Nas últimas 24 horas, foram identificados 457 novos casos de infeção. De acordo com a DGS, mais oito pessoas morreram com Covid-19.

Foram identificados 457 novos casos de infeção pelo vírus pandémico, nas últimas 24 horas, indica o boletim divulgado, este sábado, pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Morreram mais oito pessoas com Covid-19, desde o último balanço das autoridades.

Subiu para 817.080 o número de casos de infeção confirmados em Portugal, desde o início da pandemia de coronavírus. Há a contabilizar, assim, 457 novos casos, nas últimas 24 horas. Desses, 182 casos foram identificados em Lisboa e Vale do Tejo, 137 casos no Norte, 50 na região Centro, 24 no Alentejo e 25 no Algarve. Nas regiões autónomas, foram registados dez novas infeções nos Açores, desde o último balanço, e 29 novos casos na Madeira.

Já o número de casos ativos decresceu para 33.394, isto é, há menos 305 do que na sexta-feira. No que diz respeito aos recuperados, a DGS indica que 754 utentes foram dados como “curados” nas últimas 24 horas. Quanto aos contactos em vigilância ativa, há este sábado menos 181 pessoas nessa situação, totalizando agora 14.734.

Por outro lado, subiu para 16.762 o número de óbitos por Covid-19, mais oito do que no último balanço. Desse total, seis foram registados em Lisboa e Vale do Tejo e dois na região centro. É preciso recuar a meados de outubro do ano passado para encontrar um número mais baixo de óbitos por Covid-19 registados em 24 horas.

Os internamentos, por sua vez, continuam a recuar. Desde o último balanço, 45 utentes deixaram de estar internados e 12 saíram dos cuidados intensivos. Tudo somado, há agora 744 infetados internados e 170 em unidades de cuidados intensivos.

Portugal está a atravessar atualmente um processo de desconfinamento a conta-gotas, isto é, por fases, depois de ter estado dois meses fechado face ao agravamento da crise pandémica que sucedeu ao alívio das restrições por ocasião da quadra natalícia.

Conforme explicou o primeiro-ministro, o atual processo de reabertura será influenciado pela própria evolução da pandemia, espelhada em dois indicadores principais: o Rt (o índice de transmissibilidade) e a incidência (mais precisamente, o número de novos casos nos últimos 14 dias por 100.000 habitantes).

De acordo com o boletim divulgado este sábado, o Rt está atualmente fixado em 0,86 em Portugal. Se considerarmos só o território continental, esse indicador está em 0,84, mantendo-se na zona verde da matriz de risco.

Já no que diz respeito à incidência, Portugal regista 87,2 casos de infeção por SARS CoV 2 por 100.000 habitantes, ficando também na zona verde da referida matriz. Se só considerarmos o território continental, a incidência é de 75,7 casos de infeção por SARS CoV 2 por 100.000 habitantes.

(Notícia atualizada às 14h42)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal com 457 novos casos de Covid-19. Morreram mais oito pessoas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião