História dos seguros em novo livro de apontamentos

  • ECO Seguros
  • 28 Março 2021

Luís Coelho do Nascimento relança a obra Breves Apontamentos sobre a História dos Seguros em Portugal e no Mundo. É uma versão atualizada da edição de 2015, útil e curiosa.

Num setor pouco alimentado por trabalhos académicos ou de divulgação surge uma reedição atualizada da obra Breves Apontamentos sobre a História dos Seguros em Portugal e no Mundo, publicado pela primeira vez em 2015. O livro em formato papel ou eletrónico tem como autor Luís Coelho do Nascimento, 60 anos e profissional de seguros desde os 23.

O livro é uma coleção de curtos apontamentos de fácil leitura, muitos curiosos, todos informativos com rigor. Divide-se em três grandes capítulos, começando com a história universal dos seguros sendo a primeira entrada referente ao conceito de dispersão de riscos já presente 5000 anos AC e terminando em 2020, DC, com a identificação dos grupos seguradores pan-europeus.

Num segundo capítulo é tratada a história dos seguros em Portugal com regresso a 1293, a D. Dinis e ao seu projeto do que hoje seria uma mutualista de mercadores, acabando na integração da NSeguros na Lusitânia no início do ano passado. Um terceiro capítulo compila informação numa cronologia das seguradoras em Portugal, desde a Companhia Permanente de Seguros em 1791 à aquisição da Tranquilidade pela Generali em 2019.

Luis Coelho do Nascimento, que criou um blog logo em 1988 e é TAR – Técnico Analista Risco, formado pela APS – Associação Portuguesa de Seguradoras, iniciou a sua carreira na seguradora suíça La Baloise, passando mais tarde pelas seguradoras Mundial Confiança e Lusitania. É hoje diretor geral da corretora Credimédia.

O livro custa 16 euros e pode ser comprado através dos sites da fnac.pt, Bertrand.pt, wook.pt, e lisboninermationalpress.com.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

História dos seguros em novo livro de apontamentos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião