Mil diplomatas subscrevem fim do veto de Trump à imigração

  • Lusa
  • 1 Fevereiro 2017

O porta-voz da Casa Branca criticou, de forma dura, os que assinaram o documento, declarando que “devem aceitar o programa ou saírem” dos postos no governo.

Cerca de mil diplomatas norte-americanos assinaram um documento, apresentado na terça-feira no Departamento de Estado, para protestar contra o veto temporal imposto por Donald Trump à entrada de pessoas provenientes de sete Estados de maioria muçulmana.

“O Departamento de Estado pode confirmar que recebemos em 31 de janeiro o texto que expressa a desconformidade” dos diplomatas, disse à agência noticiosa Efe fonte desta estrutura governamental, sob anonimato.

Esta fonte não quis especificar o número de assinantes “para poder respeitar o processo que permite” aos funcionários do Departamento “expressar as suas preocupações” no chamado canal de divergências”, estabelecido para registar as opiniões contrárias em relação a políticas definidas.

Porém, vários órgãos de comunicação adiantaram que o documento recolheu cerca de mil assinaturas de diplomatas, colocados em todo o mundo, uma quantidade muito superior à média dos últimos anos.

Este canal existe desde o tempo da guerra do Vietname (1955-1975) para que as altas esferas da diplomacia norte-americana possam exprimir as suas opiniões sem recearem represálias. Os documentos ali recebidos devem receber uma resposta oficial entre 30 a 60 dias.

Apesar desta tradição, o porta-voz da Casa Blanca, Sean Spicer, criticou, de forma dura, os que assinaram o documento, declarando que “devem aceitar o programa ou saírem” dos postos no governo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mil diplomatas subscrevem fim do veto de Trump à imigração

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião