Eslováquia está a ser alvo de ciberataque em grande escala

Hackers foram capazes de "encriptar dados críticos" de diversas "organizações eslovacas", estando agora a exigir o pagamento de "centenas de milhares de euros" para que a normalidade seja retomada.

A Eslováquia está neste momento a ser alvo de um ciberataque de grande escala. A notícia foi inicialmente avançada por uma repórter do site de notícias europeu EurActiv, que dá conta de que o Gabinete de Segurança Nacional informou sobre a ocorrência de diversos ataques de ransomware significativos e bem-sucedidos.

Um comunicado do Gabinete de Segurança Nacional veio dar conta de que os hackers foram capazes de “encriptar dados críticos”, limitando as atividades de várias “organizações eslovacas”. Mais concretamente, os atacantes foram capazes de bloquear “o funcionamento e as atividades de trabalho” nas diversas instituições visadas.

Agora, para que a “plena funcionalidade” dos sistemas seja restaurada, e para que estas instituições voltem a recuperar o controlo dos mesmos, os responsáveis por este ataque estão a exigir o pagamento de “resgates da ordem das centenas de milhares de euros”.

Através de diversas publicações efetuadas através da rede social Twitter, a jornalista da EurActiv que avançou esta notícia adiantou ainda que o Gabinete de Segurança Nacional do país está agora a “alertar todas as empresas e instituições do país para que, imediatamente, façam um backup dos seus sistemas e os coloquem em segurança”.

O comunicado, divulgado esta sexta-feira por aquela entidade, esclarece ainda que atividades irregulares desta natureza se têm vindo a intensificar na Europa Central. Como esclarece, através deste tipo de ataques o invasor “encripta o acesso” a um sistema “e pode exigir um resgate ao proprietário ou operador para devolver o acesso”, o que pode resultar em perdas financeiras substanciais para os visados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eslováquia está a ser alvo de ciberataque em grande escala

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião