Sete das 10 maiores espanholas crescem em prémios de seguro até março
Embora com quebra de 10% face a igual trimestre de 2020, VidaCaixa mantém-se líder de faturação, seguida de Mafpre e grupo Mutua. Destaque para a Zurich, cuja receita subiu 24%.
As receitas das seguradoras em Espanha totalizaram 16,69 mil milhões de euros no primeiro trimestre do ano, descendo 0,32%, com o volume de negócio praticamente inalterado face a período homólogo do ano passado, apesar da paralisação económica gerada pela pandemia de Covid-19 e das medidas adotadas para conter a sua propagação, afirma um comunicado da Unespa, associação espanhola do setor.
Os seguros de saúde, multirrisco e linha comerciais cresceram, tendência contrariada pelos ramos Vida e pelo seguro automóvel, que reduziram a sua contribuição na faturação do setor. Da receita total estimada para o período janeiro a março, 10387 milhões de euros corresponderam a seguros não Vida, com os restantes 6,3 mil milhões a serem gerados pelos seguros Vida, refere a patronal espanhola citando informação provisória da ICEA – Investigación Cooperativa de Entidades Aseguradoras, fonte estatística de referência para o setor em Espanha.
Com estes números, o negócio Vida mingou 3,4% face ao trimestre comparável de 2020, mas moderou a quebra verificada em trimestres anteriores. Já o ramo não Vida, com variação homóloga de 1,54%, beneficiou do crescimento nas coberturas de saúde (+3,9%) e seguros de imóveis (habitação), que cresceram os mesmos 3,9% e ainda por “diversos”, ligados a atividade empresarial, a progredirem 1,2%. Estes avanços em não Vida foram contrariados por recuo de 1,7% no seguro automóvel, que faturou 2,91 mil milhões de euros até março.
De acordo com a Inese.es, plataforma de informação especializada que cita a mesma fonte (ICEA), sete dos 10 maiores grupos espanhóis cresceram no trimestre. O VidaCaixa mantém liderança do setor, por volume total de prémios, embora registando decréscimo de 10% na faturação.
O top3 no fecho do trimestre completa-se com o grupo Mapfre e o grupo Mutua Madrileña, constituindo-se também como o trio exclusivo com faturação superior ao milhar de milhão de euros no trimestre que abriu o exercício.
Contrastando com a ligeira quebra no setor, sete grupos seguradores do ranking elaborado pela ICEA subiram receitas no trimestre até março, com destaque para a Helvetia, que passou a consolidar a Caser, e da Zurich Seguros, com um crescimento 23,9% face a igual trimestre de 2020.
O top10 espanhol concentra 63,9% de quota no total de prémios contabilizados no trimestre. Considerando os 20 primeiros grupos do ranking, a participação corresponde a 79,2% do total trimestral de prémios de seguro, complementa a Inese.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sete das 10 maiores espanholas crescem em prémios de seguro até março
{{ noCommentsLabel }}