Allianz faz parceria com Sea Shepherd Global na limpeza dos oceanos

  • ECO Seguros
  • 27 Abril 2021

A nova parceria da Allianz tem duração inicial de dois anos e inclui seguro para tripulação e equipamento nas operações de limpeza de redes e outros plásticos no Mediterrâneo e costas de Itália.

 

O grupo Allianz aliou-se à organização internacional de conservação da biodiversidade marítima Sea Shepherd Global. A aliança é concretizada através de quatro empresas do grupo alemão no financiamento da embarcação, tripulação e equipamento do Sea Eagle, navio recentemente adquirido pela Sea Shepherd para operar no combate à poluição marinha por resíduos plásticos.

A nova parceria da Allianz tem duração inicial de dois anos e inclui o seguro para riscos (da tripulação e equipamento) nas operações de limpeza no Mediterrâneo e nas costas de Itália, nomeadamente a recolha de redes de pesca deixadas ilegalmente no mar e eliminação de outro lixo existente no fundo marinho, detalha a seguradora germânica em comunicado.

“Com proteção marinha orientada, 80% dos habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas poderiam ser protegidas. Oceanos saudáveis também desempenham um papel na absorção de emissões climáticas nocivas. Como empresa responsável, queremos trabalhar com a Sea Shepherd para apoiar a conservação marinha eficaz”, diz Barbara Karuth-Zelle, Membro do Conselho de Gestão de Operações e TI da Allianz SE, também apaixonada por mergulho.

Entre cinco e 12 toneladas de plástico e 640 mil toneladas de redes de pesca são deixados nos oceanos todos os anos, enquanto dois terços dos oceanos do planeta já se encontram em situação de sobrepesca, refere a Allianz citando informação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Investigadores estimam o valor acrescentado dos oceanos do planeta em 24 biliões de dólares gerados através do turismo, comércio e alimentação, e outras atividades.

No âmbito de projetos de defesa da biodiversidade, em particular pela conservação de espécies ameaçadas de extinção, e promoção de práticas de pesca sustentáveis, a Allianz espera contribuir para travar a deterioração de ecossistemas em perigo, uma ameaça que também significa riscos económicos e de saúde para milhões de pessoas, sustenta a companhia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Allianz faz parceria com Sea Shepherd Global na limpeza dos oceanos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião