Marsh perspetiva desaceleração no aumento dos preços comerciais de seguros

  • ECO Seguros
  • 4 Maio 2021

As categorias de seguros em linhas financeiras e profissionais lideraram o aumento de preços no primeiro trimestre, com o índice global da corretora a registar moderação face a trimestres anteriores.

Os preços comerciais de seguro globais aumentaram 18% no primeiro trimestre de 2021, revela o Global Insurance Market Index divulgado pela Marsh, líder mundial em consultoria de risco e corretagem de seguros.

Este trimestre é o primeiro a demonstrar uma queda na taxa média de aumento desde que o índice reportou o primeiro aumento das taxas globais no quarto trimestre de 2017, seguindo-se os aumentos médios anuais de 22% no quarto trimestre e de 20% no terceiro trimestre de 2020”, nota a companhia do grupo Marsh McLennan Companies (MMC).

Entre outras conclusões, o questionário que suporta o relatório mostra que:

  • Os prémios globais do seguro de danos materiais subiram em média 15% em comparação com o aumento de 20% no quarto trimestre de 2020. Enquanto que os prémios de responsabilidades aumentaram em média 6%, em comparação com um aumento de 7% no trimestre anterior.
  • Os prémios nas linhas financeiras e profissionais tiveram a maior taxa de aumento nas principais categorias de linhas de seguros, com 40%, em comparação com 45% no trimestre anterior.
  • Os preços dos seguros cibernéticos divergiram da tendência, no primeiro trimestre a subirem em cerca de 35% nos EUA e 29% no Reino Unido, impulsionados por um aumento na frequência e gravidade das perdas. No trimestre anterior, as taxas cibernéticas foram de 17% nos EUA e de 26% no Reino Unido.

António Morna, Diretor de Placement da Marsh Portugal, afirma que: “Embora continuemos a assistir a aumentos de preços em algumas linhas de seguro e no mercado em geral, o que continuará a ser um desafio para os nossos clientes, esperamos que os aumentos dos prémios continuem a moderar durante o resto do ano”.

De acordo com o índice da companhia, os aumentos entre as geografias foram moderados devido aos aumentos geralmente mais lentos nos seguros de danos materiais e nas linhas financeiras e profissionais.

O Reino Unido, com um aumento do preço composto de 35% (contra 44% no 4T 2020) e a região do Pacífico com um aumento de 29% (contra 35% no 4T 2020) impulsionaram a taxa composta global. A taxa de aumento nos EUA foi de 14% (contra 17%), no Pacífico de 29% (contra 35%), na Ásia de 8% (contra 11%) e na América Latina e Caraíbas de 5% (contra 9%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marsh perspetiva desaceleração no aumento dos preços comerciais de seguros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião