PS aponta contradição ao PSD por agora admitir Novo Banco na esfera pública

  • Lusa
  • 6 Maio 2021

“O PSD nas últimas 24 horas mudou a agulha sobre o que defendeu nos últimos anos: sempre defendeu que a venda foi a melhor solução”, apontou João Paulo Correia.

PSD e PS trocaram esta quinta-feira acusações sobre quem são os responsáveis pelos custos do Novo Banco, com os socialistas a acusarem os sociais-democratas de mudarem de posição ao admitirem que a instituição podia ter ficado na esfera pública.

Numa declaração política no parlamento, o deputado do PSD Duarte Pacheco apontou algumas “omissões” à auditoria do Tribunal de Contas, mas considerou que já confirmou que “o Fundo de Resolução não teve qualquer cuidado na defesa dos contribuintes”.

“O Tribunal de Contas reconhece a importância da venda para a estabilidade do sistema financeiro, no entanto não analisou outras alternativas diferentes da liquidação, no limite a manutenção plena do Novo Banco na esfera pública”, salientou.

Já na quarta-feira, em entrevista à RTP, o presidente do PSD, Rui Rio, defendeu que a instituição deveria ter ficado na esfera do Estado antes de ser vendida, admitindo que nesse cenário até pudesse haver lucro para os contribuintes.

O PSD nas últimas 24 horas mudou a agulha sobre o que defendeu nos últimos anos: sempre defendeu que a venda foi a melhor solução”, apontou João Paulo Correia.

"O PSD nas últimas 24 horas mudou a agulha sobre o que defendeu nos últimos anos: sempre defendeu que a venda foi a melhor solução.”

João Paulo Correia

Deputado do PS

Alegando ter ficado “surpreendido” com a posição de Rio reiterada esta quinta-feira por Duarte Pacheco, o deputado do PS disse ter encontrado dois projetos de resolução de PCP e BE que, em 2017, propunham a manutenção do Novo Banco na esfera pública.

“PSD e CDS-PP votaram contra em 2017, esse debate foi feito na altura própria, o que estava em cima da mesa era vender ou liquidar (…) A venda só decorreu em 2017 porque alguém falhou a venda em 2015, quem falhou? Há dois nomes, dois responsáveis: Pedro Passos Coelho e [o ex-governador do Banco de Portugal] Carlos Costa, o PSD que não perca a e memória”, criticou.

Na resposta, Duarte Pacheco considerou existir uma diferença entre manter o banco “para sempre na esfera pública”, como pretendem os partidos mais à esquerda, ou não o vender a qualquer preço.

“Se quer vender uma propriedade, mas sabe que vai perder dinheiro, pode manter essa propriedade mais um tempo e vender mais tarde. Temos como princípio que a venda é a solução, mas no entanto tem de ser em condições e de forma a rentabilizar o interesse público, e isso não aconteceu na venda de 2017”, disse.

O deputado social-democrata acusou os autores da venda de 2017 de terem “escondido o contrato a sete chaves por saberem que estavam a enganar os portugueses ao dizer que não tinha custos para os contribuintes”.

“E o responsável foi Mário Centeno”, apontou, referindo-se ao então ministro das Finanças e atual governador do Banco de Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS aponta contradição ao PSD por agora admitir Novo Banco na esfera pública

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião