BBVA promove ciclo de debates sobre sustentabilidade. A primeira é focada nas Finanças Sustentáveis

  • ECO
  • 20 Maio 2021

Finanças sustentáveis, transição energética, smart cities, biodiversidade são alguns dos temas a abordar nas EcoTalks, uma iniativa do BBVA em parceira com o ECO. Assista aqui à primeira.

A sustentabilidade é hoje um tema transversal a todos os setores e representa uma oportunidade de negócio que condicionará o futuro da sociedade. No caso da banca, não é diferente. Com esta premissa em mente, o BBVA lança as EcoTalks, um ciclo de seis debates em torno da sustentabilidade e da economia verde, que pretende levar até ao palco do Teatro Tivoli BBVA os principais intervenientes destas áreas.

Criada em parceria com o ECO, a iniciativa arranca com uma conversa dedicada às Finanças Sustentáveis, com Luís Castro e Almeida, CEO do BBVA em Portugal, e António Costa, publisher do ECO.

Em 2019, o BBVA foi pioneiro em Portugal ao financiar a primeira operação de papel comercial com a Navigator, a primeira emissão mundial de obrigações verdes do setor hoteleiro, com o Grupo Pestana, e uma linha de papel comercial sustentável, com a BA Glass. O banco anunciou ainda que vai deixar de financiar empresas com negócios relacionados com o carvão em países desenvolvidos até 2030 e nos restantes países onde está presente até 2040. A aposta na sustentabilidade faz parte da estratégica do banco – o “Compromisso 2025” -, em linha com o plano de Ação da Comissão Europeia sobre finanças sustentáveis. No final de 2020, atingiu 50.154 milhões de euros em financiamento sustentável, ou seja, metade do seu objetivo previsto para o período 2018-2025 (100.000 milhões de euros).

Em 2020, foi reconhecido como o banco mais sustentável da Europa e o terceiro a nível mundial de acordo com o índice Dow Jones Sustainability.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BBVA promove ciclo de debates sobre sustentabilidade. A primeira é focada nas Finanças Sustentáveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião