Espanhola Telefónica mais do que duplica lucro no primeiro trimestre para 886 milhões

  • Lusa
  • 13 Maio 2021

As receitas da multinacional nos primeiros três meses do ano foram de 10.340 milhões de euros, 9% menos do que no mesmo período do ano passado.

A multinacional de telecomunicações espanhola Telefónica obteve um lucro 886 milhões de euros no primeiro trimestre de 2021, mais 118% do que no mesmo período de 2020, informou a empresa esta quinta-feira.

De acordo com um comunicado publicado na Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários espanhola (CNMV), as receitas da multinacional nos primeiros três meses do ano foram de 10.340 milhões de euros, 9% menos do que no mesmo período do ano passado.

A dívida financeira em 31 de março último era de 35.796 milhões de euros, 6,4% menos do que um ano antes, segundo a empresa, que espera reduzi-la em mais 9.000 milhões de euros até ao fim do segundo trimestre do ano.

Segundo a Telefónica, a pandemia de Covid-19 continuou a afetar as suas contas neste trimestre, embora em menor grau do que no último trimestre do ano passado, assistindo-se a uma recuperação gradual em todos os mercados onde o grupo está presente.

Os efeitos negativos das conversões das divisas foram menos pronunciados do que no trimestre anterior, apesar de a multinacional ter sido afetada pela depreciação das moedas latino-americanas, principalmente do real brasileiro.

As ações da empresa na bolsa de Madrid subiram esta manhã quase 4%, depois de serem conhecidos os resultados, mas às 10:20 (hora de Lisboa) estavam quase 2% acima do preço de fecho de quarta-feira, sendo o único título a ser negociado em alta.

A Telefónica é uma das maiores companhias de telecomunicações fixas e móveis do mundo, com mais de 350 milhões de clientes, tendo como marcas comerciais principais a Movistar, presente em Espanha e na América Latina, a O2, em toda a Europa, e a Vivo, no Brasil.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanhola Telefónica mais do que duplica lucro no primeiro trimestre para 886 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião