Seguradoras espanholas investem mais 6% em publicidade
A compra de espaço para comunicar multiproduto e seguros do ramo automóvel representou a maior fatia do investimento publicitário pelas seguradoras até março.
O investimento publicitário do setor segurador em Espanha intensificou-se no primeiro trimestre, totalizando 36,9 milhões de euros, valor que supõe um incremento de 5,8% comparativamente com idêntico período de 2020, indicam números divulgados pela ICEA, instituto que é fonte estatística de referência para o setor em Espanha.
Face a recuo de 14% no conjunto do mercado publicitário, entre janeiro e março, a indústria de seguros reforçou a respetiva quota na estrutura do mercado de publicidade, de 4,3% para os atuais 5,1%.
A distribuição do montante de investimento publicitário pela oferta seguradora foi maioritariamente para a comunicação multiproduto (28% do total e a subir 5,8% em termos de variação homóloga). A segunda fatia mais significativa (25,6%) representou o ramo automóvel, embora a encolher 8,4% face à quantia investida um ano antes.
De acordo com a mesma fonte, o investimento em comunicação de imagem cresceu 29,5% e representou, nos primeiros três meses do ano, cerca de 14% do investimento total em publicidade. No entanto, o incremento relativo mais acentuado (+160,3%) ocorreu nos seguros habitação, embora pesando apenas 8,5% do total investido pelo seguro espanhol em publicidade.
Os dados da associação ICEA (Investigación Cooperativa entre Entidades Aseguradoras y Fondos de Pensiones) sustentam-se em análises e estudos que o instituto realiza com regularidade sobre o investimento publicitário do setor.
Informação anterior, divulgada na imprensa espanhola, contabilizou quebra anual de 16% no investimento total do setor de seguros em publicidade em 2020, um declínio inferior aos 18% observados no conjunto do mercado publicitário em Espanha. No ano marcado pela chegada da pandemia à Europa, a indústria espanhola de seguros investiu 165 milhões de euros em publicidade, o montante mais baixo desde 2016.
As maiores quebras de investimento publicitário no último exercício registaram-se nos seguros automóvel, motociclos e habitação. Por seu lado, contrariando a tendência, o investimento em seguros de saúde e promoção de imagem das seguradoras cresceu 9% e 3%, respetivamente.
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