Fundo de Resolução conclui avaliação sobre injeção no Novo Banco “nos próximos dias”

Máximo dos Santos revelou esta terça-feira que o Fundo de Resolução deverá concluir "nos próximos dias" a avaliação sobre o pedido de injeção do Novo Banco.

O Fundo de Resolução espera concluir “nos próximos dias” a avaliação do pedido do Novo Banco para a injeção de capital ao abrigo do mecanismo de capital contingente, adiantou o vice-governador do Banco de Portugal, Máximo dos Santos. Só depois de concluída esta avaliação que que se fará a injeção no banco.

“Em 7 de abril de 2021, o Novo Banco efetuou, ao abrigo do Acordo de Capitalização Contingente, o pedido de pagamento de 598 milhões, com referência às contas de 2020, necessário para elevar o rácio CET 1 para 12,00% no final de 2020. Assim que estiver finda a análise de todos os elementos pertinentes, o que contamos que possa acontecer nos próximos dias, informaremos o ministro de Estado e das Finanças do montante do pagamento que o Fundo de Resolução considera devido ao Novo Banco, nos termos do Acordo de Capitalização Contingente, por referência às contas de 2020″, revelou o também presidente do Fundo de Resolução esta terça-feira na comissão de inquérito ao Novo Banco.

Em cima da mesa poderá estar uma injeção de 430 milhões de euros, um diferença de quase 168 milhões de euros em relação ao pedido do banco devido a duas divergências: provisões de 166 milhões relativos à provisão criada para a venda do Novo Banco Espanha; e os dois milhões de euros de prémios diferidos atribuídos à administração liderada por António Ramalho.

Para proceder a esta injeção, o Fundo de Resolução está a negociar uma linha de financiamento de 475 milhões de euros junto de um sindicato bancário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundo de Resolução conclui avaliação sobre injeção no Novo Banco “nos próximos dias”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião