Nuno Vasconcellos comprou dívida de 290 milhões ao BCP por 80 milhões

Nuno Vasconcellos revelou que comprou uma dívida da Ongoing de 290 milhões de euros ao BCP por 80 milhões. E chamou “mentiroso” ao presidente do banco.

“A Ongoing não tem nenhuma dívida com o BCP. Foi comprada e regularizada”, adiantou esta quinta-feira Nuno Vasconcellos na comissão de inquérito ao Novo Banco que foi dada por terminada ao fim de 50 minutos porque os deputados considerarem que o empresário se ter “recusado sistematicamente a admitir” que tem dívidas e responder a perguntas.

“Tenho uma carta do gestor de falência da Ongoing. (…) Essa dívida de 290 milhões foi comprada por cerca de 80 milhões em troca de dois ativos que foram prestados pelos acionistas da Ongoing e que não estavam no balanço da Ongoing”, acrescentou o empresário que está a viver no Brasil há mais de dez anos.

Nuno Vasconcellos foi presidente da Ongoing até 2016, quando a empresa entrou em falência. A Ongoing chegou a ter financiamentos de mais de mil milhões de euros junto da banca portuguesa.

Segundo disse o empresário, o grupo devia à banca de 720 milhões de euros, sendo que a exposição ao BES/Novo Banco era de 520 milhões.

Em relação ao BCP, Nuno Vasconcellos revelou que chegou a viajar até Portugal com banco BTG Pactual para adquirir essa dívida de 290 milhões de euros por 140 milhões. “O Pactual é que ia comprar esse crédito. O banco [BCP] recusou”, contou o empresário.

Vasconcellos acusou ainda o BCP e o seu presidente de serem “mentirosos”, isto depois de Mariana Mortágua ter revelado que o banco acusa o empresário de “insolvência culposa”. “Os bancos pediam garantias e nós demos, acedemos a todas as solicitações a todos os credores”, salientou. “Se o BCP me acusa então o BCP é um banco mentiroso”, referiu, garantindo ainda que a história está “mal contada”.

“Eu tenho emails para o presidente [do BCP]”, realçou, assegurando depois que deu “uma garantia pessoal, um aval pessoal de 10 milhões de euros para cobrir juros”.

Rematou dizendo: “Muitas histórias sobre a Ongoing, sobre mim e a minha família estão muito mal contadas”.

(Notícia atualizada às 17h55)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nuno Vasconcellos comprou dívida de 290 milhões ao BCP por 80 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião