Parlamento passa ao lado da discussão sobre impostospremium

Depois do imposto querosene, estão em preparação outros impostos europeus. Em Portugal pouco ou nada se tem discutido sobre o assunto e o Parlamento parece mesmo estar à margem da discussão.

No passado final de semana, os ministros das finanças europeus reuniram-se em Lisboa e selaram um acordo político com vista à criação do chamado “imposto querosene”. Trata-se de uma taxa carbónica dirigida ao sector da aviação e que a breve trecho deverá ser implementada a nível europeu. A medida foi também discutida para o sector da navegação, mas à última hora a navegação acabou por ficar de fora. Não por falta de vontade de Portugal, pois o ministro Leão estava de acordocom a sua aplicação aos navios comerciais, mas porque não foi possível obter o consenso de outras capitais europeias. As decisões sobre impostos europeus continuam a necessitar de unanimidade. Ainda assim, à medida que o endividamento europeu vai aumentando, vai aumentando a pressão para se chegar a novas receitas

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.