Energia leva Lisboa de volta aos ganhos. Galp sobe mais de 2%

A praça lisboeta registou ganhos ligeiros num dia em que as bolsas europeias negociaram junto da linha d'agua. Energia impulsionou mas BCP travou maior valorização.

A bolsa nacional regressou a “terreno” verde nesta sessão, impulsionada pelos ganhos no setor energético. Apesar de os ganhos terem sido ligeiros, com o BCP e as papeleiras a pesar no desempenho do índice de referência nacional, a praça lisboeta contrariou a tendência negativa sentida pela generalidade das bolsas europeias.

O PSI-20 avançou 0,18% para os 5.220,34 pontos, voltando assim a registar ganhos. Entre as 18 cotadas do índice de referência, onze ficaram em “terreno” verde nesta sessão, enquanto sete desvalorizaram.

A impulsionar o índice, encontra-se a Galp Energia, que somou 2,68% para os 10,25 euros, num dia de ganhos ligeiros do petróleo. O grupo EDP também ajuda a puxar pelo PSI-20, com a casa-mãe EDP a subir 0,50% para os 4,777 e a EDP Renováveis a ganhar 0,31% para os 19,67 euros. Na energia, nota ainda para a REN, que avançou 0,65% para os 2,325 euros.

Galp Energia ganha quase 3%

Já a liderar os ganhos no índice de referência nacional encontram-se os CTT. Os títulos do operador postal subiram 3,58% para os 4,19 euros, na sessão desta quarta-feira.

Por outro lado, a impedir maiores ganhos do PSI-20, ficou o BCP, que perdeu 1,47% para os 0,1545. Nas perdas, nota ainda para o setor da pasta e do papel. A Navigator caiu 2,19% para os 2,946 euros, enquanto a Altri recuou 2,16% para os 5,88 euros e a Semapa desvalorizou 0,67% para os 11,88 euros.

Pela Europa, o dia foi mais negativo, com o índice pan-europeu STOXX 600 a terminar o dia inalterado, bem como o britânico FTSE 100 e o francês CAC 40. Já o alemão DAX recuou 0,1%, e o espanhol IBEX 35 perdeu 0,3%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energia leva Lisboa de volta aos ganhos. Galp sobe mais de 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião