Petra Hielkema nomeada presidente da EIOPA
Petra Hielkema sucede ao português Gabriel Bernardino para um mandato de cinco anos à frente da Autoridade europeia de seguros e pensões complementares de reforma.
O Conselho de ministros da UE (Conselho Europeu) confirmou Petra Hielkema como a nova presidente da Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA na sigla internacional).
O Conselho adotou a decisão com base na lista restrita de candidatos ao cargo de presidente elaborada pelo Conselho de Supervisores da EIOPA após aprovação prévia do Parlamento Europeu. “Com o acordo da EIOPA e do seu atual empregador, o banco central dos Países Baixos, De Nederlandsche Bank, Petra Hielkema vai assumir o cargo por um período de cinco anos a contar de 1 de setembro de 2021,” refere uma nota de imprensa do Conselho Europeu, realizado no passado dia 27 de maio.
Petra Hielkema é atualmente diretora do departamento de Supervisão dos Seguros no banco central dos Países Baixos, onde é responsável pela supervisão prudencial do setor dos seguros. Tem um mestrado europeu em Direito e Economia e um mestrado em Estudos Russos.
A nova presidente da EIOPA que, desde 2020, já presidia ao Comité de Direção das Políticas da EIOPA, ficou à frente de outros dois candidatos que estavam na lista que a entidade sediada em Frankfurt submeteu, em março, ao Parlamento Europeu e ao Conselho da UE: Christian Thimann (CEO da da seguradora alemã Athora) e Paolo Cadoni (responsável de política prudencial no Banco de Inglaterra).
O mandato na presidência da EIOPA é de cinco anos e pode ser renovado uma vez. Bernardino, que anunciou a saída em fevereiro de 2021, cumpriu uma década à frente do organismo europeu.
Junto com a EBA (European Banking Authority) e a ESMA (European Securities and Markets Authority), a EIOPA (European Insurance and Occupational Pensions Authority) é parte do Sistema Europeu de Supervisão Financeira (SESF), introduzido em 2010 para abordar os riscos que a crise financeira de 2007-2008 veio expor. É um órgão consultivo independente da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu e do Conselho da UE.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Petra Hielkema nomeada presidente da EIOPA
{{ noCommentsLabel }}