Clean & Safe passa a European Tourism Safety Seal. Portugal é o primeiro a implementar

O selo é opcional e só pode ser exibido por empresas turísticas que garantam o cumprimento das medidas sanitárias e de segurança identificadas pelas autoridades de saúde.

O selo Clean & Safe, criado em 2020 para diferenciar os estabelecimentos que seguem as normas de higienização e desinfeção necessárias durante a pandemia de Covid-19 mudou de identidade para “European Tourism Covid-19 Safety Seal”. Portugal é o primeiro país a disponibilizar este selo a partir desta terça-feira, indica o Governo em comunicado.

Segundo o Ministério da Economia, “os aderentes do selo Clean & Safe passam, automaticamente, a poder utilizar a identidade visual” do novo selo de segurança, através do acesso à plataforma digital portugalcleanandsafe.com.

O selo em causa foi criado pelo Comité Europeu de Normalização em parceria com a Comissão Europeia e, tal como acontecia com o seu antecessor, é opcional e “só pode ser exibido por empresas e atividades da cadeia de valor do Turismo que garantam o cumprimento das medidas sanitárias e de segurança identificadas pelas autoridades de Saúde para evitar a disseminação da Covid-19”.

“Este novo protocolo de saúde e segurança visa a reabertura segura do turismo, a tempo da época de verão, e a promoção da reputação da União Europeia como destino turístico de qualidade. Está devidamente articulado com os requisitos e procedimentos do selo nacional, criado pelo Turismo de Portugal”, indica a nota do Governo.

Até esta terça-feira, “o Turismo de Portugal formou gratuitamente 33.885 inscritos nas formações Clean & Safe e realizou 1.207 auditorias, na sequência das quais retirou cerca de 200 selos por incumprimentos dos requisitos”.

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, declarou, citada em comunicado, que “este é mais um importante passo que reforça a imagem de Portugal no exterior. “Aliando o processo de vacinação com o rigoroso cumprimento das regras, continuaremos a concretizar as condições para receber os melhores turistas”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Clean & Safe passa a European Tourism Safety Seal. Portugal é o primeiro a implementar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião