BRANDS' ECO Água: um recurso escasso

  • BRANDS' ECO
  • 4 Junho 2021

A ADENE é parceira do WATER World Forum For Life no despertar das consciências para o bem mais precioso do planeta: a água.

A ADENEAgência para a Energia – lança a Rede de Compromisso AQUA+ no maior evento sobre sustentabilidade ambiental num momento crítico em que os números não mentem: três em cada dez pessoas não têm acesso a água potável, mais de dois mil milhões de pessoas vivem em países com um elevado nível de “stress” hídrico e cerca de quatro mil milhões de pessoas já passaram por uma grave escassez de água potável durante, pelo menos, um mês do ano.

Por trás de cada um dos números citados, estão pessoas. É por todas elas, por todos nós que vivemos nesta Casa Comum que temos de agir. Imediatamente.

O WATER World Forum For Life é o palco ideal para despertar consciências e contribuir para encontrar soluções de modelos de gestão equilibrados, eficientes e resilientes deste bem precioso que é a água. Sem água não sobrevivemos.

Nunca nos lembramos do quanto este bem é precioso. Afinal chegamos a casa e a água corre nas nossas torneiras. Ninguém se lembra das infraestruturas que foram necessárias para termos um serviço de abastecimento pleno ou de que são necessários tratamentos que garantem que 99% da água que consumimos é segura.

Desde a década de 1980 que, em todo o globo, o consumo de água cresce 1% ao ano e assim irá continuar. As alterações climáticas combinadas com o forte crescimento populacional, os elevados padrões de consumo e o desenvolvimento económico mundial fez aumentarem a pressão sobre a água. A verdade é que não podemos consumir mais água do que aquela que a natureza nos dá, mas o seu uso continua a aumentar. É preciso agir em defesa da sustentabilidade.

Desde sempre que a ADENE tem desenvolvido campanhas de informação e sensibilização, promovendo a literacia e fornecendo orientação técnica e qualificação para os profissionais, empresas e público em geral, visando uma sociedade com cidadãos cada vez mais qualificados com a capacidade de fazer escolhas mais informadas e de ter comportamentos mais eficientes.

Por tudo isto, a ADENE não podia ficar de fora do WATER World Forum For Life. Mas quisemos ir mais além na nossa participação e é com orgulho que iremos apresentar oficialmente a Rede de Compromisso AQUA+ neste evento pioneiro em Portugal. Sob o lema “Juntos pela Eficiência Hídrica”, a Rede de Compromisso AQUA+ conta já com 30 entidades, e iremos continuar a crescer.

A Conferência Water está fortemente alinhada com a missão da ADENE na partilha das melhores práticas da gestão da água e da sustentabilidade. No Palco ADENE irão passar muitos especialistas com novas abordagens ao tema da água, em particular, no Nexus água-energia, mas também na busca de novas soluções para a eficiência hídrica e na transição energética e climática.

A ADENE desde a sua origem que lida com o tema da energia através da eficiência energética e da promoção das energias renováveis, contribuindo para a mitigação das alterações climáticas. Desde 2016 que passámos igualmente a olhar para o uso eficiente da água, alertando para a necessidade de adaptação às alterações climáticas.

O WATER World Forum For Life realiza-se numa região onde as alterações climáticas se fazem sentir de um modo muito vincado. Portugal é um dos 26 países em risco de seca extrema associada às alterações climáticas. Já hoje, o Alentejo e outras regiões do país têm de lidar com os desafios crescentes das mudanças climáticas. A cada novo ano, se registam secas mais intensas e situações prolongadas de escassez de água ou de cheias graves.

O setor energético é um forte utilizador do recurso água e é afetado pelas alterações climáticas. Em anos de seca a produção de energia renovável desce substancialmente porque há uma baixa na produção de energia hidroelétrica. Assim, além de contribuir para a mitigação, o setor energético depende da adaptação, em particular da conservação dos recursos hídricos. Este é um tema que será discutido nesta Conferência e que a ADENE tem vindo a realçar e que queremos trazer para o debate nacional.

A sustentabilidade do planeta está na agenda mediática. Hoje, os cidadãos percebem melhor a importância dos recursos hídricos e começam a adotar atitudes mais conscientes de gestão da água. É nosso desejo que WATER World Forum For Life sirva para avivar esta nova consciência, sabendo que a procura por água a nível global irá, no médio prazo, exceder a oferta se nada mudar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Água: um recurso escasso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião