Willis participa em seguro inédito para Recifes de Coral Mesoamericano

  • ECO Seguros
  • 7 Junho 2021

A corretora de seguros, o banco alemão de Desenvolvimento (KfW) e um fundo regional dedicado aos recifes de coral da América central colaboram na solução de seguro paramétrico.

A Willlis Towers Watson (WTW), corretora de seguros e consultora de risco, assinou uma parceria com o Mesoamerican Reef Fund para o desenvolvimento e implementação de soluções de seguro que, na sequência de eventos como furacões, ajudarão a proteger e restaurar os 1 000 quilómetros dos recifes de coral que se estendem ao longo das costas do México, Belize, Guatemala e Honduras.

Elkhorn Coral (Acropora palmata), uma das dezenas variedades de coral identificadas na barreira de recifes mesoamericana. Imagem: captura de vídeo Smitshonian Conservation Biology Institute (EUA).


O Sistema Mesoamericano de Recifes de Coral
(Recife Mesoamericano) está classificado como estando criticamente ameaçado (critically endangered), na Lista Vermelha de Ecossistemas da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN na sigla em inglês) e alberga 65 espécies de corais e mais de 500 espécies de peixes, bem como muitas outras espécies marinhas protegidas.

O objetivo do Programa de Seguros para o Recife Mesoamericano é a primeira colaboração multinacional que irá conceber e implementar seguros paramétricos que cubram o risco de furacões sobre os recifes Mesoamericanos (MAR) e as comunidades que dele dependem para a sua proteção, segurança alimentar e subsistência, detalha um comunicado da WTW.

Fontes científicas sustentam que as zonas húmidas costeiras, lagoas, florestas de mangais (ou pantanais), e as plantas dos fundos marinhos também protegem contra tempestades (furacões), inundações e erosão costeira.

A cobertura piloto de locais específicos dos recifes no México, Belize, Guatemala e Honduras irá aumentar a resiliência climática de quase 2 milhões de beneficiários, refere a corretora que está em processo de fusão com a Aon plc.

O projeto é cofinanciado e implementado por Willis Towers Watson e pelo designado MAR Fund – Fundo do Recife Mesoamericano (mecanismo regional que financia a manutenção, conservação e restauração em grande escala do sistema de recifes), e que também será o tomador do seguro do programa e a entidade a quem caberá gerir os pagamentos das compensações.

Em 2018, lançámos o Global Ecosystem Resilience Facility na Cimeira Mundial dos Oceanos, em Cancun. Estamos encantados por estar de volta à América Central, em parceria com o MAR Fund e apoiados pelo InsuResilience Solutions Fund, para construir a resiliência do recife Mesoamericano e das suas comunidades”, disse John Haley, CEO da WTW.

“Os ecossistemas marinhos podem ser bens públicos gratuitos, mas a sua manutenção ativa é essencial (…). Este programa ajuda-nos a perceber como o seguro pode proporcionar um quadro único de governação partilhada para gerir os recifes e outros ecossistemas naturais vulneráveis,” complementou Haley.

María José González, Diretora Executiva do MAR Fund acrescentou: “Esta colaboração é uma grande oportunidade para a região MAR. Encaramos este modelo de seguros como uma ferramenta de gestão de risco que fornecerá fundos imediatos para a restauração de recifes, contribuindo assim para o reforço da resiliência costeira.”

O Fundo InsuResilience Solutions Fund (ISF), gerido pela Frankfurt School of Finance and Management e financiado pelo KfW Development Bank, apoiou e assinou acordo para financiar os fundos destinados ao programa de seguros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Willis participa em seguro inédito para Recifes de Coral Mesoamericano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião