Sofia Moreira de Sousa é a nova chefe da representação da Comissão Europeia em Portugal

Sofia Moreira de Sousa é a atual embaixadora da União Europeia em Cabo Verde. Assume funções enquanto chefe da representação da Comissão Europeia em Portugal a 1 de setembro.

A Comissão Europeia nomeou Sofia Moreira de Sousa como a nova Chefe da Representação da instituição em Lisboa. A portuguesa, atual embaixadora da União Europeia (UE) em Cabo Verde, vai assumir o cargo à frente da representação da Comissão Europeia em Portugal a 1 de setembro de 2021.

Enquanto embaixadora, “tem sido responsável pela gestão das relações bilaterais da UE e Cabo Verde e pela liderança da resposta local da Team Europe à pandemia”, sinaliza a Comissão, em comunicado. Para além disso, a sua “experiência profissional confere-lhe uma sólida experiência em representação política, comunicação estratégica e gestão”.

A responsável foi destacada para o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal durante a Presidência Rotativa do Conselho da UE em 2007 e “tem um conhecimento profundo do contexto político português”, notam. Sofia Moreira de Sousa também já trabalhou enquanto embaixadora adjunta da UE na África do Sul (2014-17), bem como no Secretariado-Geral do Conselho da UE, na Agência Espacial Europeia e na European Law Academy em Trier.

Os Chefes das Representações são nomeados pela Presidente da Comissão Europeia e são os representantes políticos no Estado-membro para onde estão destacados. As representações são os “olhos, os ouvidos e a voz da Comissão no terreno nos Estados-Membros da UE“, segundo explica a Comissão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sofia Moreira de Sousa é a nova chefe da representação da Comissão Europeia em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião