H2Tax é o primeiro “think thank” dedicado ao hidrogénio verde em Portugal

  • Capital Verde
  • 9 Julho 2021

Além da fiscalidade do H2, o novo "think thank" abordará a temática da tributação do carbono, assumindo "a sua posição em defesa de uma utilização prudente deste instrumento de política fiscal".

Acaba de ser lançado em Portugal o primeiro “think tank” exclusivamente dedicado à discussão e reflexão em torno da fiscalidade do hidrogénio, com particular destaque para o hidrogénio verde. O H2Tax foi fundado por Filipe de Vasconcelos Fernandes, assistente na Faculdade de Direito de Lisboa e consultor Sénior na Vieira e Almeida & Associados (VdA). É também autor do livro “A Contribuição Extraordinária sobre o Setor Energético – Regime Fiscal e Constitucional”, publicada pela Gestlegal Editora no final de 2019.

De acordo com o fundador, o H2Tax terá como missão realizar iniciativas periódicas com oradores convidados ou membros do próprio “think tank”, com o intuito de debater o rumo da fiscalidade do hidrogénio. Além disso, irá dinamizar também a publicação de alguns ‘papers’, aludindo sobretudo ao contexto internacional e a matéria de política fiscal das energias renováveis;

O novo “think thank” procurará igualmente abordar a temática da tributação do carbono, assumindo “a sua posição em defesa de uma utilização prudente deste instrumento de política fiscal e a sua necessária articulação com as necessidades de receita e investimento público e privado no segmento renovável, novamente com destaque para o hidrogénio verde”, disse ainda Filipe de Vasconcelos Fernandes ao ECO/Capital Verde .

Para setembro de 2021 está previsto o primeiro evento organizado pelo H2Tax (em formato aberto), com vários convidados, provenientes de vários setores com relevo ou interesse em torno da fiscalidade do H2.

Quanto aos restantes membros do H2Tax, cujos nomes serão divulgados nas próximas semanas, têm formações muito diversificadas, nomeadamente Engenharia, Direito, Economia e Gestão, de entre outros

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

H2Tax é o primeiro “think thank” dedicado ao hidrogénio verde em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião