NN Group paga 584 milhões por negócios da MetLife na Polónia e na Grécia

  • ECO Seguros
  • 12 Julho 2021

Com a aquisição, o grupo Nationale Nederlanden acrescenta 2,7 milhões de clientes à sua carteira e 1 600 mediadores nos dois mercados. Na Grécia ascende a nº1 no ranking de seguradores do ramo Vida.

 

O NN Group, entidade que tem no setor Vida (Nationale-Nederlanden Life) a maior fonte de receita da holding financeira (seguros, banca e investimento), confirmou a celebração de acordo para aquisição dos negócios da MetLife na Polónia e na Grécia, dois mercados em crescimento e que a companhia holandesa considera “atrativos”.

Mariana Politopoulo, Presidente e CEO da NN Hellas, entidade que assume a liderança no mercado grego de seguros Vida.


A transação, acordada por um montante global de 620 milhões, supõe pagamento de 584 milhões de euros depois de deduzidos 36 milhões (em dividendo) que serão pagos aos acionistas atuais após a conclusão da venda, cuja finalização (sujeita ainda à obtenção de aval dos reguladores) deverá estar concluída até final do primeiro semestre de 2022.

David Knibbe, CEO do NN Group considera que a transação constitui uma “oportunidade única”, do ponto de vista financeiro e estratégico, porque acrescenta valor e permite consolidar posições de liderança. Com a compra, a seguradora holandesa quase duplica a sua base clientes nos dois países, juntando ainda um elevado potencial de criação de sinergias a nível de despesa operacional.

Segundo destaca em comunicado, com a aquisição, a seguradora holandesa ganha 2,7 milhões novos clientes, acrescenta 450 colaboradores e, somando a força que assegurava a distribuição da MetLife nos dois países, adiciona 1600 agentes ligados e mediadores.

A transação, que o mercado já vinha antecipando, irá fortalecer a posição da NN no mercado polaco de vida e pensões, onde está desde 1994, aumentando a respetiva quota (dos atuais 8% para 12%). Impulsionado para a 1ª posição no mercado de seguros Vida na Grécia, onde se instalou em 1984, o grupo holandês que tem Marianna Politopoulo no cargo de CEO da NN Hellas, passará a deter 18% de quota global, liderando ainda os segmentos de pensões e planos de benefícios de empresa, além de expandir também no negócio de seguros de Saúde e Acidentes.

Ao assumir os negócios da norte-americana, a NN detalha que a sua capacidade de distribuição cresce em 1200 agentes ligados (na Polónia) e soma 400 novos mediadores na Grécia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

NN Group paga 584 milhões por negócios da MetLife na Polónia e na Grécia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião