França: Mau tempo de junho pode custar 550 milhões às seguradoras

  • ECO Seguros
  • 15 Julho 2021

A federação francesa de seguros contabiliza em 235 mil o número de sinistros resultantes de rajadas de vento, chuvas torrenciais e inundações em França, entre 16 e 29 de junho.

Episódios violentos de fenómenos climáticos extremos, incluindo rajadas de vento, tornados, chuvas tropicais e granizo, resultantes de depressões acentuadas e que ocorreram em lapsos de tempo curtos, produziram situações de elevada sinistralidade em várias regiões de França na segunda metade de junho.

Nos últimos dias do mês já estavam contabilizadas 162 mil participações de sinistro, grande parte em danos materiais repartidos por habitações (66%), automóveis (26%) e bens profissionais e equipamento agrícola (8%), revelou a Fédération Française de l’Assurance (FFA).

Mobilizado para acelerar indemnizações e responder tão rápido quanto possível às necessidades das pessoas sinistradas, o setor de seguros estima o montante global dos prejuízos provocados pelo mau tempo em 550 milhões de euros, segundo indica a FFA num comunicado.

Habitações, outros edifícios e infraestrutura pública sofreram danos principais, sobretudo por inundações e cheias que resultaram em desabamentos, e telhados arrancados por ventos fortes. A grande parte dos estragos ocorreu em cinco regiões (departamentos de Ile-de-France, Aisne, Gironde, Marne e Oise), as mais afetadas.

Florence Lustman, presidente da FFA, associou os sinistros ao risco decorrente das alterações climáticas: “Face à multiplicação de intempéries, ligadas ao aquecimento global, a mobilização de todos os agentes públicos e privados é uma necessidade absoluta.”

Tendo em conta a extensão do evento de causa natural e a ameaça representada, o episódio foi comparado com tempestades de granizo e cheias registadas entre 8 de maio e 14 de junho de 2018, com balanço de 273 mil sinistros e um custo estimado em 731 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

França: Mau tempo de junho pode custar 550 milhões às seguradoras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião