Reclamações em seguros Auto: Ocidental a pior, Crédito Agrícola a melhor

  • ECO Seguros
  • 13 Julho 2021

Foram 3 em cada 10 as reclamações em que a ASF deu razão aos consumidores. O supervisor divulgou a lista de 18 seguradoras automóvel pelo número de queixas que recebeu em 2020. Da pior à melhor.

A Ocidental Seguros foi a seguradora que maior número de reclamações suscitou junto da ASF, durante o ano de 2020, revela o Relatório de Regulação e Supervisão da Conduta de Mercado (RRSCM) – 2020 agora divulgado pela entidade supervisora do setor. No outro extremo a Crédito Agrícola Seguros foi a que registou menos queixas por parte de clientes.

O RRSCM faz uma exaustiva análise à atividade de ASF com especial destaque para o número de reclamações recebidas por parte de diferentes agentes económicos. Refere a ASF que faz parte das suas competências “assegurar a análise e resposta às reclamações apresentadas pelos tomadores de seguros, segurados, subscritores, participantes, beneficiários e lesados que se refiram a questões que não estejam pendentes noutras instâncias”.

As reclamações relativas aos ramos Não Vida continuam a ser as mais frequentes (87%), e 41 % das queixas dizem respeito ao ramo automóvel que se mantém o principal visado nas reclamações apesar de uma redução de 16% em relação ao período homólogo. A média de queixas do mercado é de 0,46 reclamações por mil veículos seguros no início do ano de 2020, oscilando, para as várias empresas de seguros, entre 0,83 e 0,18. Existe uma evolução positiva relativamente ao observado em 2019 (média de 0,58, variando então entre 1,08 e 0,14). As reclamações recebidas pela ASF foram então de 1 por cada 1273 veículos seguros em 2020 enquanto um ano antes, sem Covid-19, foi de 1 por cada 1724 veículos seguros.

Em cada 10 reclamações realizadas, 3 obtiveram parecer favorável da ASF (29%), por esse motivo verifica-se que em 7 de cada 10 reclamações o Supervisor confirma a versão da seguradora. Ainda assim, a Ocidental Seguros foi a mais reclamada, em proporção ao número de veículos que segurava no início de 2020. Acima da média de mercado, ficaram ainda Mapfre Santander, Ageas Seguros, AIG Europe, Generali, Via Directa, Victoria e Allianz. Abaixo da média, em posição mais favorável, estão Lusitania, Mapfre, GNB Seguros, Euro Insurances, Una, Zurich e Liberty. No ranking do melhor desempenho, com menos queixas, ficaram no ano passado a Caravela, a Fidelidade e, a seguradora automóvel com menos reclamações de todas, apenas 1 por cada 5555 veículos seguros, é a Crédito Agrícola Seguros.

Da pior para a melhor, aqui fica o ranking das reclamações recebidas pela ASF:

Seguro automóvel – Número de reclamações concluídas por milhar de veículos seguros no início do período (2020)

Fonte: ASF – Relatório de Regulação e Supervisão da Conduta de Mercado 2020

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reclamações em seguros Auto: Ocidental a pior, Crédito Agrícola a melhor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião