Vacina da Sputnik V continua sem dar dados para conseguir entrar na Europa

Previa-se que o regulador europeu, que lançou a avaliação formal da vacina russa em março, decidisse em maio ou junho se aprovaria o uso do fármaco na UE.

A Sputnik V, da Rússia, é uma das vacinas contra a Covid-19 em fase de aprovação na União Europeia (UE). Contudo, os responsáveis pelo desenvolvimento desta vacina têm falhado repetidamente no fornecimento de dados que permitam perceber se esta cumpre ou não as regras que possam levar à sua aprovação no Velho Continente.

No início de junho, prazo que estava definido para apresentação de dados sobre os ensaios clínicos da vacina, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) quase não recebeu dados de fabricação, e os dados clínicos que a agência recebeu estavam incompletos, segundo adiantou uma fonte à Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Pessoas próximas do Instituto Gamaleya da Rússia, que desenvolveu a Sputnik V e supervisionou os testes clínicos, atribuem a falha repetida em fornecer algumas informações à falta de experiência em lidar com reguladores estrangeiros.

Previa-se que a EMA, que lançou a avaliação formal da vacina russa em março, decidisse em maio ou junho se aprovaria o uso do fármaco na UE. O bloco comunitário está a administrar, atualmente, quatro vacinas contra a Covid-19 (Pfizer, Moderna, Janssen e AstraZeneca), havendo outras em fase de aprovação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacina da Sputnik V continua sem dar dados para conseguir entrar na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião