De Madoff a Oliveira e Costa. As maiores fraudes financeiras de sempre

Esquemas em pirâmide, vendas ilícitas ou ocultação de fundos: as fraudes financeiras proliferam e a última crise destapou vários casos. Veja o ranking com as maiores.

Esquemas em pirâmide, roubos ou ocultação de contas. As fraudes financeiras são tão antigas quanto as próprias finanças, mas 2008 foi um ano pródigo para a descoberta de negócios ilegais quando a crise económica global trouxe para a luz as vulnerabilidades do sistema. Em muitos casos, é possível identificar a pessoa ou empresa por trás do plano.

Não há um top ou ranking que defina exatamente quais as maiores fraudes financeiras de sempre — os critérios podem diferir e há esquemas para todos os gostos –, mas há um nome que é quase consensual: Bernard (Bernie) Madoff. Foi o maior “esquema de Ponzi” de sempre, que chegou aos 65 mil milhões de dólares, que o empresário norte-americano dizia gerir através do seu banco de investimento.

Destes, cerca de 45 mil milhões eram lucros falsos. O esquema em pirâmide liquidou ao todo 19 mil milhões de dólares de investidores, celebridades e instituições de caridade que eram clientes de Madoff desde a década de 1970. Personalidades como Steven Spielberg ou Kevin Bacon, e bancos como o Santander e o BBVA, constam da lista de lesados. De fundos portugueses julga-se que entraram 76 milhões de euros no esquema fraudulento de Madoff. Os lesados têm tentado aos poucos reaver o dinheiro investido, sendo que já terão sido recuperados 13,3 mil milhões de dólares (cerca de 12 mil milhões de euros), 70% do total perdido pelos investidores.

A 11 de dezembro de 2008, Bernard Madoff, então com 71 anos, foi condenado pelo juiz Denny Chin a 150 anos de prisão por vários crimes de fraude, branqueamento de capitais e relatórios falsos de despesa — a pena máxima pedida pelos procuradores americanos. Madoff acabou por morrer no cárcere, a 14 de abril de 2021, com 82 anos.

O esquema Ponzi pode ter sido celebrizado por Madoff, mas quem lhe deu nome foi o próprio Charles Ponzi. Nascido em Itália em 1882, percebeu que podia comprar selos para cartas de baixo custo, enviá-los para o estrangeiro e revendê-los a um preço mais elevado. Começou a angariar investidores, mas — em vez da taxa real de retorno de 5% — anunciava-lhes um ganho de 50%. Usava o dinheiro que recebia de uns para pagar aos outros até que a pirâmide caiu e Ponzi teve de fugir para os Estados Unidos, onde acabou por morrer.

Crise de 2008 faz disparar fraudes

Ao longo dos anos houve múltiplos esquemas e fraudes a marcarem a história. Entre eles contam-se as tentativas de vender a Torre Eiffel (duas vezes) por Victor Lustig ou o leilão do próprio Império Romano pelo suposto assassino do Imperador. Mas foi durante a crise de 2008 que as fraudes financeiras proliferaram (ou pelo menos, estão mais próximas e ainda frescas nas memórias e nas carteiras de muitos).

Quase tão conhecido quanto Madoff é o nome de Jerome Kerviel. Era trader júnior de derivados da Société Générale (onde tinha chegado em 2000 com apenas 23 anos), quando foram descobertas negociações não autorizadas entre 2006 e 2008 que acabaram por gerar perdas de 4,9 mil milhões de euros. O francês viria a ser conhecido como o “trader solitário” e entrou numa guerra judicial com a financeira que ainda dura.

Por volta da mesma altura o diretor-geral do Anglo Irish Bank, o terceiro maior banco da Irlanda, era descoberto por ter escondido 87 milhões de euros em empréstimos, num processo que resultaria na nacionalização do banco em 2009.

O mesmo destino teve, em Portugal, o Banco Português de Negócios (BPN), que foi nacionalizado em 2008 pelo Governo de José Sócrates. Logo na altura o presidente executivo desde 1998, António Oliveira e Costa, foi detido por suspeitas de irregularidades que levaram ao colapso. Só nove anos mais tarde, em 2017, o ex-banqueiro foi condenado a 14 anos de prisão pelos crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação de documentos, infidelidade, aquisição ilícita de ações e fraude fiscal, tendo sido apenas absolvido do crime de branqueamento de capitais. Em 2018, viu a pena agravada em mais um ano de cadeia por abuso de confiança.

Oliveira e Costa — que não cumpriu a totalidade da pena pois morreu em março de 2020 — mantém-se no topo da lista das fraudes financeiras nacionais. No entanto, a falência do Banco Espírito Santo (BES) em 2014 está igualmente sob investigação. Aliás, teve já início o julgamento do antigo presidente Ricardo Salgado, por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês.

Quais são os hotéis mais caros do país? Quem são as personalidades mais influentes no TikTok? E os gestores mais bem pagos da nossa bolsa? De segunda a sexta-feira, todos os dias há um ranking para ver aqui no ECO.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

De Madoff a Oliveira e Costa. As maiores fraudes financeiras de sempre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião