Sabe quem são os gestores do PSI-20 com os maiores salários? Conheça o Top 5

Galp, EDP e Semapa foram as empresas que pagaram mais aos seus CEO em 2020. Desembolsaram perto de um milhão de euros só para a remuneração fixa do seu gestor.

Apesar de ter sido um ano marcado pela pandemia da Covid-19 e instabilidade económica, as cotadas no PSI-20 não deixaram de “abrir os cordões à bolsa”. Em 2020, as empresas da bolsa portuguesa pagaram aos seus gestores salários avultados. Galp, EDP e Semapa foram as empresas que mais pagaram aos seus CEO, desembolsando perto de um milhão de euros cada uma só para a parcela relativa à remuneração fixa do presidente executivo.

Mas, se somarmos as remunerações variáveis, PPR, prémios e outros rendimentos, os salários engordam ainda mais. Dois gestores no pódio das remunerações fixas mais elevadas receberam, ao todo, mais de dois milhões de euros no ano passado.

Galp, EDP e Semapa desembolsaram quase 3 milhões para componente fixa dos salários

A Galp foi a organização que mais gastou com o seu CEO, pagando 980 mil euros de remuneração fixa a Carlos Gomes da Silva, que saiu da liderança da petrolífera nacional no princípio deste ano. O valor fixo ilíquido do salário do gestor manteve-se em relação ao ano anterior.

No entanto, se somarmos ao seu ordenado de 2020 a remuneração variável (368,9 mil euros), a remuneração variável trianual (115,5 mil euros), o PPR (245 mil euros) e, ainda, 158 mil euros de outros rendimentos não especificados, o gestor recebeu um total de 1,87 milhões de euros, de acordo com o relatório e contas da petrolífera nacional de 2020. Trata-se de um ligeiro aumento face ao ano anterior, em que havia recebido 1,778 milhões de euros.

Imediatamente a seguir está a EDP, que pagou 970 mil euros a António Mexia em 2020. Mas, à componente fixa do anterior presidente executivo da elétrica nacional há que acrescentar 554 mil euros relativos à componente variável. Mexia, cujo mandato foi suspenso por determinação do juiz Carlos Alexandre, embolsou ainda 848 mil euros referentes à remuneração variável plurianual relativa à avaliação de desempenho para o período 2015-2017. Contas feitas, o ex-gestor da EDP recebeu 2,372 milhões de euros, um valor que ultrapassa mesmo o salário total do CEO da Galp.

No pódio das remunerações fixas mais elevadas, o terceiro lugar é da Semapa. João Castello Branco, o CEO da empresa, recebeu 761 mil euros em 2020.

João Castello Branco é o CEO da Semapa.Paula Nunes / ECO

Já a parcela da remuneração variável marca 54.695 euros. Tudo somado, e embora com uma quebra de quase 10% face ao ano anterior, o CEO da papeleira ganhou 1,308 milhões de euros em 2020, voltando a superar a barreira do milhão de euros.

Jerónimo Martins e The Navigator fazem parte do top 5

A Jerónimo Martins ocupa o quarto lugar das remunerações fixas mais elevadas. No ano passado pagou 700 mil euros de remuneração fixa ao seu gestor Pedro Soares dos Santos, um valor ligeiramente acima da componente fixa referente a 2019 (684 mil euros).

E, apesar de ocupar o quarto lugar das remunerações fixas, se analisarmos todas as parcelas que constituem os salários destes gestores e compararmos o total que cada um deles recebeu no ano passado, Pedro Soares dos Santos é mesmo foi o gestor que auferiu o salário mais significativo. A retalhista recompensou o seu presidente executivo com 2,57 milhões de euros, um aumento de 24% no “cheque” comparativamente aos valores de 2019, ano em que recebeu 2,07 milhões de euros.

Pedro Soares dos Santos é o CEO e chairman da Jerónimo Martins.TIAGO PETINGA/LUSA

Voltando ao setor das papeleiras, a The Navigator pagou 656 mil euros a António Redondo, CEO da empresa, ocupando o quinto lugar do ranking das cotadas que premiam os gestores com os maiores salários. O valor da componente fixa foi bastante superior ao pago no ano anterior, que rondou os 319 mil euros.

Já a remuneração variável foi, em 2020, de 186 mil euros, enquanto em 2019 tinha sido de 548 mil euros. Contas feitas, e somadas todas as componentes do salário do gestor, o salário total de António Redondo sofreu uma quebra de 25 mil euros, passando de 867 mil euros (em 2019) para 842 mil euros (em 2020).

Quais são os hotéis mais caros do país? Quem são as personalidades mais influentes no TikTok? E os gestores mais bem pagos da nossa bolsa? De segunda a sexta-feira, todos os dias há um ranking para ver aqui no ECO.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sabe quem são os gestores do PSI-20 com os maiores salários? Conheça o Top 5

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião