Veterano da Zurich vai liderar supervisor financeiro suíço

  • ECO Seguros
  • 14 Julho 2021

Até agora membro da comissão executiva do Zurich Insurance Group, o novo diretor da Finma era responsável pela área de investimentos e também presidia à Zurich Life Insurance.

Urban Angehrn, sai da Zurich para dirigir o supervisor suíço dos mercados financeiros.

Urban Angehrn , 56 anos, que acumulou mais de 14 anos em cargos de topo no grupo Zurich, é o escolhido para dirigir a Finma, anunciou a autoridade suíça de mercado financeiro.

Angehrn já pediu demissão das funções de Chief Investment Officer (CIO), que mantinha desde 2015 no grupo segurador, para assumir em novembro o cargo de Director da Finma – Finanzmarktaufsicht (Financial Market Supervisory Authority). Até lá, Jan Blöchliger mantém-se diretor interino do organismo suíço de supervisão.

Com a entrada de Angehrn, “a FINMA ganha um gestor, com vasta experiência do mercado financeiro nacional e internacional em seguros, banca e gestão de ativos.” Urban também está “muito familiarizado com a digitalização e sustentabilidade, temas que irão moldar o futuro do centro financeiro,” afirmou Marlene Amstad, presidente do board da Finma, expressando ainda, em nome da administração, agradecimento a Blöchliger pelo “extraordinário empenho” no período de transição.

Nomeado pelo órgão de administração da Finma e confirmado pelo Conselho Federal (Governo), Urban Angehrn sucede no cargo a Mark Branson, que abandonou funções no final de maio, concretiza o organismo suíço de fiscalização financeira.

No mesmo dia, a Zurich nomeou Peter Giger, atualmente Chief Risk Officer, para exercer interinamente funções de CIO, até que seja encontrado um substituto permanente para a vaga deixada pelo novo diretor da Finma.

Além de pertencer à comissão executiva do Zurich Insurance Group, exercendo como CIO, Angehrn também presidia ao conselho de administração da Zurich Life Insurance Company, acumulando ainda o posto de chairman no conselho de administradores do Fundo de Pensões do grupo.

Doutorado em Matemática pela Universidade de Harvard, antes de se juntar à seguradora suíça Angehrn passou pela Winterthur, JP Morgan Chase e Credit Suisse First Boston.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Veterano da Zurich vai liderar supervisor financeiro suíço

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião