Zurich recoloca lucro semestral no nível pré-pandemia

  • ECO Seguros
  • 23 Agosto 2021

Covid-19 teve impacto bastante inferior ao de um ano antes no resultado operacional. Crescendo dois dígitos em prémios de seguros Não Vida e Vida, o lucro líquido do grupo aumentou 86% no 1º semestre.

O Zurich Insurance Group (Zurich) anunciou “forte recuperação” de resultados na primeira metade do ano, com o lucro operacional consolidado a crescer 60%, para 2,7 mil milhões de dólares, enquanto o resultado líquido atribuível (lucros depois de impostos) ascendeu a 2,2 mil milhões de dólares no primeiro semestre, mais 86% comparativamente com o montante de igual período em 2020.

Apesar de mortalidade mais elevada este ano na atividade de seguros Vida para o conjunto do grupo, os 73 milhões de dólares estimados de impacto Covid-19 no resultado operacional do semestre foram bastante menos gravosos em comparação com os 686 milhões de dólares contabilizados nos primeiros seis meses de 2020.

Os resultados da atividade corrente e impacto mais reduzido da pandemia de Covid-19 “mais do que compensaram aumento de perdas geradas por eventos climáticos extremos,” refere a companhia em comunicado, salientando que o rácio combinado do negócio P&C (seguros de bens e acidentes) desceu aos 93,9%, significando que o indicador de eficiência se situa no melhor nível em mais de 20 anos.

Os resultados alcançados no semestre são “extraordinários,” afirmou Mario Greco, citado no documento. Pesando perdas significativas causadas por catástrofes naturais num período de crise de saúde pública, conquistar 600 mil novos clientes no retalho e com os lucros “a regressarem aos níveis pré-pandemia, quando reportámos o melhor semestre em uma década,” constitui uma realização “notável,” salientou o CEO do grupo Zurich no comunicado em que manifesta “enorme confiança” de que os objetivos anuais serão atingidos.

A Zurich conta mais de 2 500 agentes no mercado português. Na primeira metade de 2021, pelo mundo, o grupo angariou tantos novos clientes, quantos conquistou em Portugal em mais de 100 anos de atividade.

No semestre em que a carteira do grupo alcançou 52,2 milhões de clientes (retalho), o resultado operacional da atividade seguros Property & Casualty (P&C)) mais do que duplicou alcançando 1,56 mil milhões de dólares (+105% em variação homóloga) com o volume bruto de prémios crescer 16% (12% em base constante), faturando 22,03 mil milhões de dólares. Na região EMEA, o crescimento foi suportado por taxa de retenção, novos negócios no retalho e aumentos de preços nas linhas comerciais, uma tendência que a Zurich espera que se mantenha no resto do ano.

No negócio de seguros de Vida, o lucro operacional aumentou 44% (31% em base constante), atingindo 802 milhões de dólares, beneficiando de tarifário mais alto e retorno de investimentos, com o volume bruto do equivalente a prémios (cobrança de prémios e anuidades de poupança) a progredir 14%.

O rácio de solvência, calculado em 206%, reflete a robustez de capital (Solvency Swiss Test) do grupo no fecho do semestre.

No mesmo comunicado, a Zurich refere-se ainda aos objetivos e ações que realiza no âmbito dos compromissos ambientais e sociais. Sendo membro fundador da Net-Zero Insurance Alliance (NZIA), no âmbito da qual, o grupo segurador assume meta de zero-emissões em 2050. Neste âmbito, o grupo suíço adianta que planeia novas ações para reduzir emissões associadas a viagens, frotas, imobiliário, papel e alimentação.

Em julho passado, através de comunicado em Portugal, a companhia anunciou que a Z Zurich Foundation decidiu alargar, até ao final de 2021, “a campanha de angariação de fundos para ajudar a UNICEF a fornecer 2 mil milhões de doses de vacinas contra a COVID-19. Até lá, a Z Zurich Foundation compromete-se a equiparar os fundos angariados até 2,5 milhões de francos suíços (mais de 2,3 milhões de euros)”.

Este compromisso reforça as “doações iniciais feitas pela Z Zurich Foundation para ajudar a UNICEF a fornecer mais de 1,1 milhões de doses a nível mundial através do Mecanismo de Acesso Global à Vacina COVID-19 (COVAX Facility)”. A fundação da seguradora promoveu também várias campanhas locais de angariação de fundos em todo o mundo, convidando à contribuição das comunidades, incluindo fornecedores, parceiros de negócio e clientes da Zurich, assim como o público em geral (incluindo em Portugal).

“À medida que os cidadãos dos países desenvolvidos começam a regressar e a retomar as suas vidas num mundo pós-vacinação, para os países em desenvolvimento o futuro ainda é incerto, com o processo de vacinação lento e desigual,” referia Carla Haddad Mardini, Diretora de Angariação de Fundos e Parcerias do Setor Privado da UNICEF, no comunicado da Zurich Portugal.

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