Empresa de Bezos processa Governo dos EUA por contrato da NASA

  • Joana Abrantes Gomes
  • 16 Agosto 2021

A empresa de exploração espacial de Jeff Bezos processou o Governo norte-americano por um contrato da NASA com a rival SpaceX, de Elon Musk, no valor de 2,9 mil milhões de dólares.

A Blue Origin, empresa espacial de Jeff Bezos, processou esta segunda-feira o Governo dos Estados Unidos pela decisão da agência espacial norte-americana, NASA, de adjudicar um contrato no valor de 2,9 mil milhões de dólares à SpaceX, empresa rival criada por Elon Musk.

A companhia do fundador da Amazon já trava esta batalha há cerca de um mês, com o objetivo de ganhar uma parte dos 2,9 mil milhões de dólares. A ação judicial da Blue Origin está selada, mas a empresa alega em comunicado que esta é mais uma “tentativa para remediar as falhas no processo de aquisição encontradas no Sistema de Alunagem da NASA” – o HLS (na siglas em inglês) é o nome do programa que tem como objetivo o envolvimento do setor privado para desenvolver, construir e testar o veículo que colocará os astronautas na Lua pela primeira vez tempo em meio século.

A NASA anunciou, em abril, que entregava o contrato à SpaceX, justificando a decisão pelo custo do contrato. “As questões identificadas nesta aquisição devem ser resolvidas para restaurar a justiça, criar concorrência e garantir um retorno seguro à Lua para a América”, refere a Blue Origin em comunicado. A oferta da empresa de Bezos para este contrato elevava-se a 5,9 mil milhões e propunha também trabalhar ao lado de gigantes da indústria aeroespacial como Northrop Grumman e Lockheed Martin.

O processo da empresa de Jeff Bezos pode desencadear uma interrupção no contrato com a SpaceX e atrasar novamente a corrida da NASA para fazer colocar astronautas na Lua até 2024. Em julho, o gabinete do governo dos EUA (GAO) já tinha apoiado a NASA na sua decisão de escolher um único beneficiário do contrato ao abrigo do programa Moon da agência espacial, rejeitando o protesto da Blue Origin.

Musk, CEO da SpaceX, criticou entretanto a ofensiva da Blue Origin: “Se o lobby e os advogados pudessem colocá-lo em órbita, Bezos estaria em Plutão.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresa de Bezos processa Governo dos EUA por contrato da NASA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião