Facebook e Instagram removem mais de 20 milhões de fake news sobre a Covid-19

  • Lusa
  • 19 Agosto 2021

Também foram removidos mais de 3.000 contas, páginas e grupos por espalharem desinformação contra a Covid-19 e as vacinas.

O Facebook e o Instagram removeram “mais de 20 milhões” de publicações relativas a desinformação sobre a Covid-19 desde o início da pandemia, de acordo com o relatório do segundo trimestre deste ano da rede social.

A covid-19 continua a ser um “grande problema de saúde pública” e “temos o compromisso de ajudar as pessoas a obter informações confiáveis, incluindo informação sobre vacinas”, refere o Facebook, no seu segundo relatório deste ano.

“Continuamos a remover” desinformação prejudicial sobre Covid-19 e a proibir “anúncios que tentam explorar a pandemia para obter ganhos financeiros”, acrescenta a rede social, num post.

Desde o início da pandemia até junho, “removemos maios de 20 milhões de publicações de conteúdos do Facebook e do Instagram, em termos globais, que violavam as nossas políticas sobre desinformação relacionada com a Covid-19”, adianta.

Também removeram “mais de 3.000 contas, páginas e grupos” por repetidamente violarem as regras do Facebook sobre proliferação de desinformação sobre a Covid-19 e as vacinas.

Exibimos alertas em mais de 190 milhões de publicações relacionadas com conteúdos sobre Covid-19 no Facebook” que “os nossos parceiros de fact checking [verificadores de factos]” identificaram como falso, parcialmente falso ou com falta de contexto, salienta a rede social.

O Facebook colabora com 80 organizações fact checking em mais de 60 línguas em todo o mundo. Além disso, fornece “informações confiáveis para ajudar a melhorar a aceitação da vacina, ao conectar dois mil milhões de pessoas” a especialistas de saúde através do Centro de Informações Covid-19 e pop ups educacionais no Facebook e Instagram, e ajudando “quatro milhões de pessoas nos Estados Unidos a aceder às vacinas através da nossa ferramenta de localização”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Facebook e Instagram removem mais de 20 milhões de fake news sobre a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião