BCE reduziu em 30% compras de dívida

  • Lusa
  • 30 Agosto 2021

O BCE prevê adquirir dívida no valor de 1,85 biliões de euros até finais de março de 2022 e referiu que vai continuar as compras durante o terceiro trimestre deste ano a um ritmo elevado.

O Banco Central Europeu (BCE) baixou na semana passada as compras de dívida de emergência devido à pandemia para 11.547 milhões de euros, menos 30,4% do que na semana anterior (16.588 milhões de euros).

O BCE informou que comprou até agora títulos no valor de 1,325 biliões de euros com o programa de emergência lançado para enfrentar a crise causada pela pandemia de covid-19.

No total, o BCE prevê adquirir dívida no valor de 1,85 biliões de euros até finais de março de 2022 e referiu que vai continuar as compras durante o terceiro trimestre deste ano a um ritmo significativamente mais elevado do que nos primeiros três meses do ano.

Na reunião de política monetária realizada em 22 de julho, o BCE deixou as taxas de juro inalteradas em mínimos históricos e manteve também o dispositivo excecional que aprovou para apoiar a economia, indicando que o programa de compra de dívida de emergência se vai manter pelo menos até março de 2022.

Devemos preservar as condições de financiamento favoráveis para todos os setores da economia em tempo de pandemia. Isso é essencial para que a recuperação atual se transforme numa expansão sustentável e para compensar o impacto da pandemia na inflação”, afirmou a líder do banco central, Christine Lagarde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE reduziu em 30% compras de dívida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião