Reino Unido avança com terceira dose da vacina contra a Covid

  • ECO
  • 1 Setembro 2021

As autoridades de saúde do Reino Unido decidiram administrar uma terceira dose da vacina para as pessoas com imunossupressão.

O Reino Unido vai aderir ao clube da terceira dose da vacina Covid-19 este mês, avança a agência Reuters. O reforço, no entanto, vai limitar-se a pessoas com imunossupressão, que tem uma resposta mais fraca ao sistema normal de duas doses da vacina.

A decisão é justificada pela Saúde Pública de Inglaterra com um estudo que aponta que 40% deste grupo de pessoas gera um nível baixo de anticorpos depois do esquema vacina normal. É o caso de pessoas com HIV ou em tratamentos, como quimioterapia. No total, a medida deve abranger menos de 1% da população, entre 400 mil e 500 mil pessoas.

“Queremos que as pessoas com um sistema imunológico comprometido tenham mais hipóteses de ficar protegidas da Covid-19 através da vacinação”, disse Wei Shen Lim do comité conjunto de vacinação e imunização (JCVI). O comité rejeita, no entanto, que esta decisão seja considerada um “reforço” da vacina, mas sim como uma parte da vacinação normal para este grupo de pessoas.

“O NHS (Serviço Nacional de Saúde) entrará em contato com as pessoas o mais rápido possível para discutir suas necessidades e marcar uma consulta para uma terceira dose quando clinicamente apropriado”, disse ainda o ministro da saúde, Sajid Javid.

O JCVI ainda esta a ponderar sobe a necessidade de uma terceira vacina para os mais velhos e vulneráveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reino Unido avança com terceira dose da vacina contra a Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião