Reino Unido não recomenda vacina contra a Covid para jovens entre 12 e 15 anos
As autoridades de saúde britânicas não deram 'luz verde' a vacinar jovens saudáveis entre os 12 e 15 anos contra a Covid-19. As evidências "são insuficientes" para esta faixa etária.
O comité conjunto para a vacinação e imunização britânico (JCVI, na sigla em inglês) decidiu esta sexta-feira não recomendar a vacina contra a Covid-19 para os jovens saudáveis entre os 12 e 15 anos. Quanto muito haveria um “ganho marginal” e, por isso, as evidências são “insuficientes” para vacinar este grupo etário.
A autoridade de saúde britânica justifica ainda a decisão pelas reações adversas das vacinas Pfizer e Moderna, que embora extremamente raras, podem causar inflamação cardíaca. Segundo dados dos EUA, por cada milhão de rapazes vacinados entre os 12 e 17 anos foram identificados 60 casos desta reação e 8 em raparigas.
Ainda assim existem 200 mil jovens britânicos que devido à sua situação de saúde específica devem ser incluídos no programa de vacinação contra a Covid. “É claro que essas vacinas funcionam e seriam benéficas para as crianças em termos de prevenção de infeções e doenças, mas o número de casos graves que vemos de COVID em crianças dessa idade é realmente muito pequeno“, disse Adam Finn, membro da JCVI, à Reuters.
Vários países europeus, entre os quais Portugal, incluíram esta faixa etária no programa de vacinação. Aliás, os últimos dados indicam que 75% dos jovens portugueses entre os 12 e os 17 anos já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Reino Unido não recomenda vacina contra a Covid para jovens entre 12 e 15 anos
{{ noCommentsLabel }}